Quem somos
Coberturas
Notícias
Revista
Entrevistas
Enquetes
Arquivo
José Golgerci
Políbio Braga
Colaboradores
Zero Hora
Correio do Povo
Diário Popular
O Globo
Gazeta Esportiva
Clima Tempo
Weather Channel
UFPel
Tempo Agora
Banco do Brasil
Banrisul
Bradesco
Caixa Federal
Santander
Secretaria Fazenda RS
Receita Federal
Proc. Geral da União
TRT
TRE
INSS
Detran-RS
Consulta CEP
Lista Telefônica
 
 


Os momentos que fizeram Santa Vitória do Palmar progredir

A partir do início da colonização destas terras, as arriadas de gado vacum, em especial, mais os cavalos e os muares, eram a principal, ou quase a única manifestação econômica nos Campos Neutrais. Somente depois que se estabelece o Forte Jesus, Maria e José (hoje cidade do Rio Grande) é que começa a estabilidade do homem na terra e com as Sesmarias, dá-se o início da fundação das estâncias e a faina da criação.

Quando da fundação de nossa cidade até os fins do século XIX, a economia desta terra nada mais era do que cuidar o gado e levá-lo até as grandes charqueadas de Pelotas e ao porto marítimo na desembocadura da laguna no mar, já que grandes dificuldades se apresentavam para outras atividades. Isto só veio a mudar violentamente quando três fatores se conjugaram e proporcionaram um caminho seguro para o futuro desta pequena povoação. Foram eles:

1º) A chegada do arame a preço relativamente acessível ao bolso do estancieiro, que abandonou em suas grandes propriedades a demarcação das terras com os valos de maricás que ainda hoje se vêem nas planuras, onde florescem palmeiras e outras árvores de pequeno porte. A linha metálica fez com que os animais estivessem mais seguros do roubo e do extravio, deixando de ser xucro, e facilitando o seu manejo. Mas também é necessário ressaltar que começa a se agravar o "problema social" na campanha, pois, com esta situação, a mão de obra foi diminuindo na área, já que muito menos homens eram necessários para o cuidado da pecuária.Também, começa o embate dos pecuaristas e seus asseclas com os bandoleiros desempregados pela posse do gado. Estes últimos faziam do roubo uma única necessidade para sobreviver, na alimentação e no negócio;

2º) O uso do veneno, principalmente a estriquinina, serviu para retirar dos campos a praga de animais ferozes como felinos matreiros (jaguatirica, gato do mato), mais o zorro, as aves de rapina e os temíveis cachorros selvagens que atacavam em bandos as tropas e pessoas que se dedicavam ao trabalho rural;

3º) E finalmente, já nos fins dos três últimos decênios de 1800, a introdução do eucalipto, planta vinda da Austrália e que tão bem se adaptou aos pampas.
Por que foi tão importante esta árvore? Acontece que nosso município era carente de madeira para a construção. Esta tinha que vir de fora, em especial do outro lado da Lagoa Mirim, para ser usada na construção das casas, postes e piques e mais ainda, no fornecimento de abrigo, os famosos "quebra- ventos", e também na feitura de lenha, pois era recolhida a "bosta da vaca" para que se abastecessem do excremento do animal e o guardassem nos galpões, a fim de possuírem o combustível necessário, principalmente nas épocas de chuva. Era diferente ver as pessoas das casas saírem para o campo a procura desse produto tão necessário.
Estas três introduções na vida cotidiana da campanha deram marco a uma nova vida nestes rincões mais ao sul.

 

:: Pergunta da Semana ::

O que era em nosso município a região conhecida como "A OUTRA COSTA"?

.: Colunas Anteriores :.
Organização político-administrativa de SVP após sua fundação
Com a licença dos conterrâneos
Prova de propriedades nos Campos Neutrais
Núcleos populacionais em nosso Município antes da povoação de Andréa
Os primeiros nomes geográficos em nossa zona
O primeiro gaúcho brasileiro teria nascido na Barra do Chuí?

Porque somos chamados de mergulhões?

Homero Suaya Vasques Rodrigues
homero@planetsul.com.br