Quem somos
Coberturas
Notícias
Revista
Enquetes
Classificados
Arquivo
José Golgerci
J. C. Lima
Políbio Braga
Colaboradores
Zero Hora
Correio do Povo
Diário Popular
O Globo
Gazeta Esportiva
Clima Tempo
Weather Channel
UFPel
Tempo Agora
Banco do Brasil
Banrisul
Bradesco
Caixa Federal
Santander
Secretaria Fazenda RS
Receita Federal
Proc. Geral da União
TRT
TRE
INSS
Detran-RS
Consulta CEP
Lista Telefônica
 
 

Bandeiras de Salva-Vidas mudam as cores

PlanetSul – 30/11/2004

A Brigada Militar, através do Corpo de Bombeiros, está inovando na 35ª Operação Golfinho (2004/2005), com o objetivo de adequar à padronização internacional os serviços de salvamento aquático (salva-vidas) nas orlas marítimas e lacustres. Para isso, está reorganizando as cores indicativas das condições do mar ou rio nas bandeiras das guaritas dos salva-vidas. A mudança faz-se necessária devido a uma série de fatores, entre as quais a padronização com os demais estados da federação e outros países.
Para você, que estará veraneando no Hermenegildo ou Barra, atente para esta inovação e não arrisque banho em dias perigosos. Conheça as novas cores das bandeiras e seus significados, fixadas nas guaritas da Operaçãoi Golfinho em nossas praias.

Cor Amarela antiga troca para Verde

Inscrição na bandeira: Mar Bom – Significado: mar em condições de banho moderado; poucos buracos (cavas) ou inexistentes; corrente de retorno (repuxo) inexistente e fraca corrente lateral; baixa formação de ondas; banho praticável, com atenções de rotina.

Cor Vermelha antiga troca para cor Amarela

Inscrição na bandeira: cuidado no mar – Significado: mar perigoso; formação de ondas, com correntes de retorno (repuxo) e lateral; formação de buracos; banho com riscos relativos, necessitando cuidados e atenções especiais.

Cor Preta antiga troca para cor Vermelha

Inscrição na bandeira: mar perigoso; Significado: muitos buracos; dificuldade de visibilidade (névoa); existência de correntes de retorno (repuxo) e lateral muito fortes; formação de ondas altas e em rápidos períodos e seqüências; além da possibilidade do mar estar avançado (ressaca); banho desaconselhável.

Bandeira Azul

Pessoa encontrada – Significado: encontro de pessoa perdida ou busca de informações a respeito da mesma.

Fonte: Assessoria de Imprensa do Governo do Estado