Quem somos
Coberturas
Notícias
Revista
Enquetes
Classificados
Arquivo
José Golgerci
J. C. Lima
Políbio Braga
Colaboradores
Zero Hora
Correio do Povo
Diário Popular
O Globo
Gazeta Esportiva
Clima Tempo
Weather Channel
UFPel
Tempo Agora
Banco do Brasil
Banrisul
Bradesco
Caixa Federal
Santander
Secretaria Fazenda RS
Receita Federal
Proc. Geral da União
TRT
TRE
INSS
Detran-RS
Consulta CEP
Lista Telefônica
 
 

Prefeito divulga reajuste salarial para os servidores

Planetsul 28/03/2008


Prefeito anuncia aumento salarial aos servidores (foto André Azambuja)

O prefeito Claudio Pereira (Batata), anunciou na quarta-feira (26), em entrevista coletiva para a imprensa, novas medidas referentes aos vencimentos dos servidores públicos. Entre elas o reajuste de 10% no salário e o aumento de dois níveis no padrão salarial para todas as categorias, com exceção dos fiscais de trânsito, agentes administrativos e técnicos de contabilidade, que já haviam recebido esse benefício. O avanço de níveis representará, além dos 10%, o aumento salarial de 18% até 23% em determinadas categorias. "As novas medidas vão auxiliar para corrigir as distorções do passado, quando os servidores ficavam até seis anos sem reajuste nos salários. Sabemos que é muito aquém da necessidade, mas estamos travando uma luta diária para que possamos repor as injustiças causadas aos funcionários ao longo do tempo", destacou o Prefeito.

O prefeito Batata ressaltou a adoção de uma política de recursos humanos em seu governo que valoriza e estabelece um diálogo com os servidores municipais. "As medidas são importantes não só para os funcionários, mas também para toda a comunidade, pois a prefeitura é uma prestadora de serviços e quando temos um funcionário bem pago e estimulado a trabalhar, temos mais condições de prestar um bom serviço", disse. Também citou o aspecto econômico da medida, não só do individual como do coletivo, pois são recursos que passam a circular na economia local dinamizando o comércio, gerando emprego e renda.

O prefeito lembrou da implementação do vale alimentação em seu governo, onde os servidores recebem um auxílio de R$ 80 mensais. Ele também citou o Fundo de Aposentadoria do Servidor (FAPS): "Não foi por acaso que encontramos mais de R$ 23 milhões de dívidas com o FAPS", disse, lembrando que após a regularização das finanças da prefeitura, foi possível fazer uma renegociação do FAPS, através do envio de um projeto para Câmara de Vereadores que foi recentemente aprovado.

Entre os avanços, foi citada a hora extra que antes era computada sobre o vencimento básico do servidor e passou a ser calculada sobre a sua remuneração total. A Função Gratificada (FG), que é destinada a funcionários que possuem cargos de responsabilidade, passou a ser incorporada ao salário com o índice de 20% a cada cinco anos. Com referência ao magistério, o prefeito lembrou a inclusão da FG no padrão 5 dos professores e a instituição da liberação um dia por semana para que o professor possa elaborar seus planos e suas atividades pedagógicas fora da sala de aula. O auxílio natalidade, extinto no passado, foi recriado na administração atual, onde as mães recebem 50% do menor salário da prefeitura no mês em que nascem seus filhos.

Foi citada a criação de gratificação para todos os motoristas da prefeitura que vai desde 52% até 60%, distribuídos em categorias. Também foi ressaltada a ampliação do número de vagas nas diversas áreas e a criação de novos cargos." Realizamos dois concursos públicos, sendo que no último concurso foram oferecidos 286 vagas para 49 cargos, incluindo 10% dessas vagas para os portadores de necessidade especial", frisou o prefeito.