Quem somos
Coberturas
Notícias
Revista
Enquetes
Classificados
Arquivo
José Golgerci
J. C. Lima
Políbio Braga
Colaboradores
Zero Hora
Correio do Povo
Diário Popular
O Globo
Gazeta Esportiva
Clima Tempo
Weather Channel
UFPel
Tempo Agora
Banco do Brasil
Banrisul
Bradesco
Caixa Federal
Santander
Secretaria Fazenda RS
Receita Federal
Proc. Geral da União
TRT
TRE
INSS
Detran-RS
Consulta CEP
Lista Telefônica
 
 

Um dos maiores incêndios do Uruguai chega ao fim

PlanetSul – 28/01/2005

Junto ao litoral grande área consumida pelas chamas

Segundo informações dos bombeiros que atuam no incêndio que devastou parte da faixa costeira do Departamento de Rocha, no Uruguai, é que o fogo está controlado. Porém, mais de 500 pessoas ainda continuam trabalhando para extinguir um foco, que devido à mudança de direção dos ventos, se desviou até o Parque Santa Tereza. Helicópteros, aviões e pessoal uruguaio e brasileiro combatiam este foco e tudo indicava que seria questão de horas para sua extinção.
O incêndio de grandes proporções que exigiu mobilização de grande efetivo de bombeiros brasileiros e caminhões pipas consumiu mais de 2.500 hectares e cerca de 7.000 pessoas abandonaram a região. Destas, 2.000 são residentes do lugar que foram evacuados.
Este incêndio está sendo considerado o maior já registrado nos últimos ano no Uruguai. Teve início no último domingo (23), na região de Punta Del Diablo, onde 30 casas foram consumidas pelas chamas. Apesar do grande esforço depreendido pelos bombeiros e equipes de voluntários, ventos de até 70 Km por hora favoreceram as chamas que rapidamente chegaram ao Parque Santa Teresa. Rapidamente se evacuo o camping e teve início intenso combate contra o incêndio.
Na Segunda e terça-feira a ação do fogo se intensificou e se dirigiu perigosamente a Coronilla. Houve a solicitação de ajuda ao Brasil, que enviou cerca de 200 homens com equipamento especial para este tipo de sinistro. Foi produzido um gigantesco cortafogo, espaço que impede o avanço das chamas, com 800 metros de largura e cerca de dois quilômetros de comprimento.
Os bombeiros calculam que terão ainda mais uma semana de trabalho, visando dar segurança para que nenhum novo foco permita que o fogo retorne.
Os bombeiros brasileiros e equipamentos deslocados para o combate ao incêndio no Uruguai retornaram hoje ao Brasil, ingressando pela fronteira do Chuí. Em Santa Vitória do Palmar o efetivo e caminhões ingressaram pela Rua Barão do Rio Branco onde a população os recebeu com simpatia e reconhecimento pelo árduo trabalho desenvolvido no combate do grande incêndio no vizinho país. Pelo trabalho dos bombeiros gaúchos, o Governador Rigotto recebeu telefonema do Presidente uruguaio, Jorge Batlle, agradecendo o apoio na luta contra as chamas do incêndio no litoral-norte uruguaio.