Quem somos
Coberturas
Notícias
Revista
Enquetes
Classificados
Arquivo
José Golgerci
J. C. Lima
Políbio Braga
Colaboradores
Zero Hora
Correio do Povo
Diário Popular
O Globo
Gazeta Esportiva
Clima Tempo
Weather Channel
UFPel
Tempo Agora
Banco do Brasil
Banrisul
Bradesco
Caixa Federal
Santander
Secretaria Fazenda RS
Receita Federal
Proc. Geral da União
TRT
TRE
INSS
Detran-RS
Consulta CEP
Lista Telefônica
 
 

Energia Alternativa

PlanetSul – 26/11/2004

Apenas 1,3% da energia consumida no Rio Grande do Sul vem de fontes alternativas (dos ventos, da biomassa e de pequenas centrais hidrelétricas). Até 2012, a projeção é de que essa participação aumente para 12,2%, informou o secretário de Energia, Valdir Andres, no Seminário Internacional de Energias Alternativas, na Cics, em Canoas. Ele previu que o petróleo, uma fonte finita, deve se esgotar no mundo em 50 anos. Diante disso, o Estado trabalha na diversificação de sua matriz energética, com o pensamento voltado para o futuro. Em energia dos ventos (eólica) e de PCHs, já está confirmada a instalação de 400 MW até o final de 2006, o equivalente a 10% da atual demanda energética do Rio Grande do Sul, explanou Andres.

Em Santa Vitória do Palmar estão previstas as implantações de parques eólicas, aproveitando a abundância dos ventos nesta região. Dificuldades, principalmente com questões ambientais, tem retardado a implantação de tais parques, que irão contribuir com o fornecimento de energia elétrica ao sistema interligado.

Hoje, através de organizações mundiais de proteção ambiental, como o Greenpeace, apóiam abertamente, através de campanhas junto aos governos de todo o mundo, a utilização da energia eólica, caracterizada como a de menor impacto ambiental.