Quem somos
Coberturas
Notícias
Revista
Enquetes
Classificados
Arquivo
José Golgerci
J. C. Lima
Políbio Braga
Colaboradores
Zero Hora
Correio do Povo
Diário Popular
O Globo
Gazeta Esportiva
Clima Tempo
Weather Channel
UFPel
Tempo Agora
Banco do Brasil
Banrisul
Bradesco
Caixa Federal
Santander
Secretaria Fazenda RS
Receita Federal
Proc. Geral da União
TRT
TRE
INSS
Detran-RS
Consulta CEP
Lista Telefônica
 
 

Reportagem Especial

Novo equipamento moderniza cirurgias na Santa Casa

PlanetSul

Santa Casa de Misericórdia

A Santa Casa de Misericórdia de Santa Vitória do Palmar dá importante passo na oferta de melhores condições a pacientes submetidos a cirurgias. Com a implantação e utilização de aparelho de videolaparoscopia, os procedimentos cirúrgicos na Santa Casa ganham ares de modernidade.
Nesta quarta-feira (19), foi realizada a primeira cirurgia com esta técnica, inaugurando o moderno equipamento. A direção da Santa Casa e a equipe médica prepararam-se para esta primeira intervenção, que aconteceu com a segurança que a técnica propõe.

Dr. Heber Aguiar e Luciano Vasques Rodrigues, administradores

A Videolaparoscopia é um moderno equipamento com o qual o cirurgião realiza procedimentos que no passado só eram realizados por cirurgias convencionais, muito mais traumáticas.
Assim, com a denominação de cirurgia minimamente invasiva, a Santa Casa dispõe hoje deste equipamento que é uma pequena ótica (telescópio) que varia de 5 a 10mm de diâmetro, introduzido pela cicatriz umbilical (um pequeno corte menor que 1cm)

Imagem da primeira cirurgia por videolaparoscopia de Santa Vitória

acoplada a uma minicâmergerando imagens em um monitor de TV especial pelo qual a equipe visualiza todas as estruturas abdominais como útero, trompas, ovários, intestinos, apêndice, vesícula e estômago.
O procedimento oferece como vantagem uma cirurgia sem os cortes habituais, menor permanência hospitalar (menos que 24 horas), menor custo, menor risco comparada com as cirurgias convencionais, menor sangramento, menor risco de infecções, preservação da anatomia funcional, retorno mais rápido às ocupações profissionais e rotineiras.
Através da videolaparoscopia, importantes diagnósticos e tratamentos como endometriose, dor pélvica crônica, aderências pélvicas que produzem dores e infertilidade podem oferecer resolução com alto índice de eficácia. Nos países Europeus e nos EUA perto de 80% dos procedimentos cirúrgicos são realizados pela videolaparoscopia.
A equipe responsável pela primeira cirurgia por videolaparoscopia de Sant Vitória foi constituída pelo Dr. Fabiano Gonzáles, chefe da equipe, Dr. Luiz Carlos Scherer, médico assistente, Dra. Patrícia Nascimento, anestesista, e enfermeiros e funcionários do Bloco Cirúrgico.

A implantação do novo método foi uma das metas da Direção da Santa Casa, que não mediu esforços em colocar em operação o equipamento videolaparoscópico.

Direção da Santa Casa:

Provedor Sr. Mario Roberto Silveira
Diretor Geral Heber Cardoso de Aguiar
Diretor Adm. Luciano Vasques Rodrigues
Diretor Técnico Dr. Elci Medonça Rodrigues