Quem somos
Coberturas
Notícias
Revista
Enquetes
Classificados
Arquivo
José Golgerci
J. C. Lima
Políbio Braga
Colaboradores
Zero Hora
Correio do Povo
Diário Popular
O Globo
Gazeta Esportiva
Clima Tempo
Weather Channel
UFPel
Tempo Agora
Banco do Brasil
Banrisul
Bradesco
Caixa Federal
Santander
Secretaria Fazenda RS
Receita Federal
Proc. Geral da União
TRT
TRE
INSS
Detran-RS
Consulta CEP
Lista Telefônica
 
 

Sessão da Câmara pode cassar Vereador

PlanetSul 26/02/2004

Vereador Marco Antonio Boa Nova

Nesta sexta-feira (27), a partir das 18:00 horas, a Câmara de Vereadores realiza sessão extraordinária para apreciação do relatório final apresentado pela Comissão de Inquérito que apurou denúncia contra o Vereador Aluízio Machado Alegre.

O relatório foi entregue ao presidente da Câmara de Vereadores, Volmair Barreto (PMDB), no dia 30 de janeiro, para apreciação na sessão do dia 03 de fevereiro, oportunidade em que o vereador Aluízio não compareceu.

Convocado por edital público, mesmo que o investigado não compareça à sessão, o relatório final será apresentado e encaminhado à votação com vistas ao parecer final dos parlamentares presentes. O quórum necessário é de 2/3 dos parlamentares, portanto, 9 vereadores (maioria qualificada), a fim de que se proceda a votação do relatório da Comissão Processante instaurada para esse fim, sujeito a cassação do mandato do vereador, por quebra do decoro parlamentar.

Segundo declaração do presidente da Comissão, Vereador Marco Antônio Boa Nova (PSDB), os depoimentos colhidos e finalmente o resultado do exame grafotécnico, confirmam, sem nenhuma dúvida, a responsabilidade do acusado.

Uma das preocupações da comissão consistiu em agilizar a expedição do resultado do exame grafotécnico, considerado prova fundamental, o qual foi emitido no dia 29, um dia antes do prazo final para apresentação do relatório à presidência da Câmara.

Boa Nova disse ainda, que a sessão de amanhã será histórica, uma vez que a Câmara de Vereadores jamais vivenciou este tipo de situação, que é extremamente constrangedora, tratando-se da acusação de um colega. Acrescentou, dizendo, que “embora constrangedor, o compromisso maior como homens públicos e ora legisladores, é de cumprir as normas do regimento interno da Câmara, apurando os fatos e tomando as medidas cabíveis”, concluiu.

Ao se confirmar a cassação do vereador Aluízio, assume o cargo o suplente, Rudiney (PT), no máximo até o dia 1º de março, quando a Câmara volta as suas reuniões ordinárias.