Quem somos
Coberturas
Notícias
Revista
Enquetes
Classificados
Arquivo
José Golgerci
J. C. Lima
Políbio Braga
Colaboradores
Zero Hora
Correio do Povo
Diário Popular
O Globo
Gazeta Esportiva
Clima Tempo
Weather Channel
UFPel
Tempo Agora
Banco do Brasil
Banrisul
Bradesco
Caixa Federal
Santander
Secretaria Fazenda RS
Receita Federal
Proc. Geral da União
TRT
TRE
INSS
Detran-RS
Consulta CEP
Lista Telefônica
 
 

Alunas e professoras em confraternização no E.C. Vitoriense

26/01/04

Cursos de pós-graduação mobilizam mais de cem pessoas

"As pessoas aqui têm muita sede de aprender. Abraçam as oportunidades de corpo e alma e são muito participativas". A frase é da professora Vilma Ferreira Bueno, que, junto com duas colegas, está ministrando três cursos de pós-graduação em Santa Vitória do Palmar. São três áreas de especialização que, juntas, conseguiram chamar a atenção de cem pessoas no município.
As alunas são profissionais de diversos ramos de atuação, mas em sua maioria já têm experiência como professoras. Elas puderam optar entre três cursos: Pedagogia Gestora (ministrado inicialmente pela professora Maria Conceição Coppete e, atualmente, por Vilma), Gestão Ambiental (sob a coordenação de Roselaine Andrades) e Psicopedagogia (coordenado por Ana Maria Ribeiro). Elas vieram ao município através de uma parceria entre a Fundação Educacional de Santa Vitória do Palmar com a FacVest (Faculdades Integradas de Lages -SC).

As coordenadoras Ana, Vilma e Roselaine

Apesar da vasta experiência em levar esse tipo de qualificação a cidades pequenas, Ana diz que surpreendeu-se positivamente com a quantidade de pessoas interessadas em especializar-se. "Santa Vitória tem um potencial muito grande, especialmente na área da educação", diz.
As atividades, que tiveram início em outubro do ano passado e vai até julho de 2004, obteve impulso durante janeiro e fevereiro, meses em que é possível ter aulas em horários mais extensos. Para montar novas turmas depós-graduação é necessário que ao menos 30 pessoas queiram se inscrever. "Poderão vir outros cursos para cá, em outros ramos de atividade. Só depende do interesse do pessoal", lembra Vilma.