Quem somos
Coberturas
Notícias
Revista
Enquetes
Classificados
Arquivo
José Golgerci
J. C. Lima
Políbio Braga
Colaboradores
Zero Hora
Correio do Povo
Diário Popular
O Globo
Gazeta Esportiva
Clima Tempo
Weather Channel
UFPel
Tempo Agora
Banco do Brasil
Banrisul
Bradesco
Caixa Federal
Santander
Secretaria Fazenda RS
Receita Federal
Proc. Geral da União
TRT
TRE
INSS
Detran-RS
Consulta CEP
Lista Telefônica
 
 

Comitê Obtém Economia

Governador Germano Rigotto em reunião com o secretário da Coordenação e Planejamento, João Carlos Brum Torres (Foto: Nabor Goulart / Palácio Piratini)

Uma economia de R$ 113,6 milhões para o Estado foi obtida nos primeiros nove meses de atuação do Comitê de Controle e Racionalização dos Gastos Públicos, conforme o resultado apresentado ao governador Germano Rigotto na quarta-feira (24) pelo secretário da Coordenação e Planejamento, João Carlos Brum Torres. No mesmo dia, o Estado firmou acordos com os poderes Legislativo e Judiciário, com o Ministério Público e com o Tribunal de Contas, assegurando uma injeção de R$ 100 milhões nas dotações orçamentárias do Executivo para 2005.

O modus operandi na economia de recursos é assim: o comitê avalia os contratos e convênios e analisa se o momento é adequado para um novo gasto. São levados em conta os aspectos legais, de mérito e a adequação dos gastos. Desde fevereiro, foram analisados 3.734 processos. Conforme o governador, o comitê deve manter suas ações de reduções de despesa, sobretudo em função do quadro de dificuldades financeiras do Estado. A análise é feita por técnicos de três secretarias, da Casa Civil e da Procuradoria-Geral. Em síntese, o grupo estuda se os gastos são realmente imprescindíveis, sintetiza Brum Torres. Após a avaliação, os pareceres são encaminhados à Junta de Coordenação Orçamentária, que supervisiona a execução das despesas. Já foram elaborados 1.590 pareceres, todos acolhidos pela junta, informou o secretário.