Quem somos
Coberturas
Notícias
Revista
Enquetes
Classificados
Arquivo
José Golgerci
J. C. Lima
Políbio Braga
Colaboradores
Zero Hora
Correio do Povo
Diário Popular
O Globo
Gazeta Esportiva
Clima Tempo
Weather Channel
UFPel
Tempo Agora
Banco do Brasil
Banrisul
Bradesco
Caixa Federal
Santander
Secretaria Fazenda RS
Receita Federal
Proc. Geral da União
TRT
TRE
INSS
Detran-RS
Consulta CEP
Lista Telefônica
 
 

EMEI Jacinto incentiva a cultura

PlanetSul – 25/08/2006

Projeto pedagógico da Emei Jacinto foi apresentado pelos alunos (foto Guacira Santos - comunicação prefeitura)

Passar para as próximas gerações os costumes, crenças e tradições e despertar sentimentos de emoção, entusiasmo e amor pela terra santa-vitoriense. Esta é a justificativa do projeto “Relembrando as Nossas Culturas”, desenvolvido pela Escola Municipal de Ensino Infantil Jacinto, de acordo com as diretrizes da Secretaria de Educação da Prefeitura Municipal de Santa Vitória do Palmar.A coordenadora pedagógica Pâmela Gamtz e a professora Gleci Antunes Teixeira, juntamente com as outras professoras da escola foram as responsáveis pela escolha do tema a ser abordado: o folclore.

No dia 22 de agosto outras escolas da rede municipal forem conferir o trabalho realizado pelas crianças, que envolviam entre outras atividades a dramatização da história do Negrinho do Patoreio e de canções provenientes do Sítio do Pica-Pau Amarelo. Houve ainda a degustação de pratos típicos da culinária gaúcha como arroz de carreteiro e feijão mexido, assim como de arroz-de-leite e canjica.

Este projeto tem como principais objetivos diversificar as atividades e estimular a criatividade e o desenvolvimento da criança além de resgatar a magia e a simplicidade dos brinquedos e brincadeiras populares. Outro aspecto muito importante é o envolvimento e a participação dos pais nas atividades, fomentando o vínculo entre pais e filhos. A culminância do projeto irá acontecer na sexta-feira, 25 de agosto, em um almoço comemorativo ao dia dos pais, na sede da escola quando será realizado um Concurso de Pandorgas, no qual os alunos poderão confeccionar suas pipas em casa com a ajuda da família.

A produção desses projetos é mais uma iniciativa da Secretaria de Educação da Prefeitura Municipal de Santa Vitória do Palmar, que incentiva as escolas a esse tipo de ação, deixando o tema livre para a escolha da EMEI, de acordo com as necessidades e aptidões de cada comunidade.

AI/PMSVP