Quem somos
Coberturas
Notícias
Revista
Enquetes
Classificados
Arquivo
José Golgerci
J. C. Lima
Políbio Braga
Colaboradores
Zero Hora
Correio do Povo
Diário Popular
O Globo
Gazeta Esportiva
Clima Tempo
Weather Channel
UFPel
Tempo Agora
Banco do Brasil
Banrisul
Bradesco
Caixa Federal
Santander
Secretaria Fazenda RS
Receita Federal
Proc. Geral da União
TRT
TRE
INSS
Detran-RS
Consulta CEP
Lista Telefônica
 
 

Novo encontro avalia conseqüências da estiagem

PlanetSul – 25/01/2005

Prefeito Cláudio Pereira recebe organizações para avaliação da estiagem

Na última semana de janeiro e no início de fevereiro, a ocorrência de chuva poderá ser mais freqüente no Rio Grande do Sul. A Coordenadoria de Defesa Civil do Estado trabalha com essa perspectiva com base em informações do Centro de Climatologia Urbana de São Leopoldo. Se a previsão de chuva se concretizar, os prejuízos causados pela estiagem serão amenizados.

Na segunda-feira (24), reunidos na Prefeitura Municipal, sindicatos, cooperativas e organizações de representação dos produtores rurais fizeram um relato da situação atual e reflexos da estiagem que se abate sobre o município.

O prefeito Cláudio Pereira promoveu o encontro no intuito de receber informações de cada organização, visando embasar iniciativas do poder público no enfrentamento às conseqüências da seca que tem se prolongado.

Segundo o Presidente da Associação dos Arrozeiros de Santa Vitória, Paulo Bueno, já se prevê entre 5% e 10% de quebra na produção do arroz no município.

O fenômeno El Niño, de fraca intensidade, pode estar contribuindo para os baixos volumes de chuva no Estado nos últimos 50 dias. A avaliação é do meteorologista Eugênio Hackbart, do CCUSL. Outro fator seria a Zona de Convergência do Altântico Sul, que permanece, durante o verão, na região Central do país. Ela dificulta o transporte da
umidade para os estados do Sul, segundo explicou o estudioso.