Quem somos
Coberturas
Notícias
Revista
Enquetes
Classificados
Arquivo
José Golgerci
J. C. Lima
Políbio Braga
Colaboradores
Zero Hora
Correio do Povo
Diário Popular
O Globo
Gazeta Esportiva
Clima Tempo
Weather Channel
UFPel
Tempo Agora
Banco do Brasil
Banrisul
Bradesco
Caixa Federal
Santander
Secretaria Fazenda RS
Receita Federal
Proc. Geral da União
TRT
TRE
INSS
Detran-RS
Consulta CEP
Lista Telefônica
 
 

Projeto propõe reurbanização e implantação de ciclovia na Barão

Planetsul 23/01/2008

Proposta foi apresentada em Assembléia Pública, realizada nesta terça-feira (22), na Câmara de Vereadores, conduzida pela Prefeitura e Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFPel. Projeto prevê supressão do estacionamento na face norte da Barão e implantação de ciclovia, a partir da rotatória, na esquina do Ginásio, até a Rua Mal. Deodoro.

Equipe da FAURB/UCPel, Maurício, Arquiteta
Fernanda e Eng. Horácio.
 
 
Eng. Horácio apresentou resultados da pesquisa
de opinião realizada na cidade
.

O projeto de reurbanização da Rua Barão do Rio Branco foi apresentado na última terça-feira (22), em Assembléia Pública convocada pela Prefeitura Municipal. A reunião foi aberta pelo Secretário de Planejamento, Abner Gomes, que fez breve relato do objetivo da Assembléia passando a condução aos membros da Faculdade de Arquitetura e Urbanismos da UFPel, que apresentaram as propostas de alterações na malha urbana de Santa Vitória do Palmar, principalmente na via principal da cidade, a Barão do Rio Branco.

O estudo apresentado foi embasado em pesquisa realizada na cidade, com 192 questionários respondidos por comerciantes, moradores, pedestres e ciclistas da rua Barão do Rio Branco. O projeto contempla uma malha cicloviária atendendo vários pontos da zona urbana até desembocar na via principal da cidade.

A Rua Barão do Rio Branco, cujo projeto prevê alterações substanciais, foi a que mereceu mais atenção entre os participantes da Assembléia e recebida com certa preocupação pelos comerciantes que operam naquela região.

Parte da via de rolamento da Barão será destinada exclusivamente para o trânsito de bicicletas, bidirecional, tomando aproximadamente 2,50m a partir da borda norte da via, onde seria eliminado o estacionamento de veículos hoje existente, permanecendo a possibilidade de estacionamento apenas no lado esquerdo, sentido do fluxo atual. Nesta faixa de estacionamento, próximo às esquinas, ainda a reserva de um espaço para a parada de bicicletas.

Com estas novas configurações de trânsito na Barão, fica estabelecido ainda a proibição da circulação e parada de veículos de carga (caminhões em geral), os quais deverão se utilizar das vias adjacentes para realizar carga e descarga destinadas à Barão.

A Barão do Rio Branco receberá, de acordo com o projeto, nova demarcação dos passeios, com alargamento nas esquinas ao longo do trajeto entre a rotatória e a Rua Mal. Deodoro, resguardando as áreas de estacionamento, com implantação ainda de equipamentos públicos, tais como bancos, lixeiras, etc, além de arborização.

Perguntado por participantes da Assembléia com relação a valores para implantação do projeto, os autores não souberam informar, tendo em vista que o mesmo ainda está em fase de acabamento, levando-se em conta no primeiro momento a discussão com a comunidade para sedimentação da proposta, destacou.

É evidente que a proposta encontrará pareceres favoráveis e contrários da comunidade em geral. A Associação Comercial, representada na oportunidade pela sua Presidente, Sra. Maria do Rosário, solicitou que o projeto fosse discutido entre os empresários, através da ACI, já que atinge diretamente ao grande comércio estabelecido na cidade, tendo a Barão do Rio Branco como a mais importante via comercial.

Veja imagens do Projeto

ATENÇÃO:
Você pode emitir sua opinião sobre este projeto. Envie e-mail para comentario@planetsul.com.br e estaremos publicando aqui.

Veja Comentários (0)