Quem somos
Coberturas
Notícias
Revista
Enquetes
Classificados
Arquivo
José Golgerci
J. C. Lima
Políbio Braga
Colaboradores
Zero Hora
Correio do Povo
Diário Popular
O Globo
Gazeta Esportiva
Clima Tempo
Weather Channel
UFPel
Tempo Agora
Banco do Brasil
Banrisul
Bradesco
Caixa Federal
Santander
Secretaria Fazenda RS
Receita Federal
Proc. Geral da União
TRT
TRE
INSS
Detran-RS
Consulta CEP
Lista Telefônica
 
 

Michel (D) na 7ª Convenção Internacional de Tatuagem, em SP

O Verão na pele

Tatuadores do Hermenegildo e Barra do Chuí falam sobre a arte de desenhar no corpo humano

Há uma década atrás, se uma pessoa dissesse que iria fazer uma tatuagem ou mesmo falasse no assunto, certamente provocaria alvoroço entre seus familiares e amigos. Pintar o corpo estava longe de ser considerado uma arte, e os poucos que se aventuravam a fazê-lo eram vistos com maus olhos pela sociedade. Hoje em dia, mesmo com o preconceito ainda sendo uma barreira para os adeptos da arte no corpo, é visível a mudança de mentalidade das pessoas. Pais acompanham os filhos na busca por um estúdio higiênico - alguns até se arriscam na experiência de marcar para sempre seus corpos com um desenho. Mesmo médicos e juízes, profissionais cuja sobriedade das áreas nunca permitiram esse tipo de comportamento, hoje desfilam discretas figuras em seus corpos.

Luís Cassanaz e a colega Janete Batalla

O verão é a estação em que, pelo uso de pouca roupa, as tatuagens ficam em evidência. A praia é o local ideal para aqueles que gostam de exibir seus dragões e borboletas. Nessa época, o trabalho de artistas do ramo costuma ser mais forte que o normal. "Esse verão começou meio parado, mas normalmente trabalho muito bem", diz o argentino Luís Cassanaz. Há cerca de sete anos no Brasil, o tatuador já mostrou seu trabalho no Chuí e em Santa Vitória do Palmar. Atualmente tem um estúdio montado na Barra do Chuí, onde trabalha ao lado de Janete Batalla, que aplica body piercing. "Já tatuei até advogados e médicos", fala ele, comprovando a melhor aceitação da sociedade a seu trabalho.

Michel em ação

O preconceito parece mesmo ter diminuído. "Já fiz tatuagem em uma amiga da minha avó", exemplifica Michel Martins. Mergulhão de nascimento, Michel mora em Pelotas, onde estuda Publicidade e Propaganda. Atualmente está de férias em sua casa no Hermenegildo, onde também aproveita para fazer alguns trabalhos. Como fica complicado montar um estúdio por dois meses, Michel trouxe um equipamento de fácil transporte. "A pessoa pode escolher: eu vou até ela ou ela vem até a minha casa, ao gosto do freguês" brinca.

 

O estúdio de Luís na Barra do Chuí

Para ele, que tem diversas tattoos, o preconceito não foi totalmente vencido, mas já não é tão grande quanto antigamente. "Há dez anos não existia revista de tatuagem no Brasil. Hoje tem publicação totalmente nacional". Luís ressalta que hoje há outro tipo de problema: a rivalidade entre tatuadores. "Existe uma guerra entre o pessoal mais experiente e os novatos. Infelizmente, pois isso prejudica nossa profissão".
Ambos destacam a importância de verificar as condições de higiene do estúdio antes de arriscar um desenho na pele. "A agulha é descartável e todo o material esterilizado", garante o tatuador argentino, que também vende equipamentos para outros profissionais. "Também é bom que a pessoa siga as recomendações para não prejudicar a tattoo ou pegar um câncer de pele", complementa Michel, que está no ramo há um ano.
 

Há quem diga que tatuagem é um vício: se a pessoa começa a fazer, não consegue mais parar. Será verdade? "É um vício saudável, o melhor que existe", concorda Luís. Michel tem opinião semelhante, mas enfatiza que a tatuagem pode até ser mais popular hoje, mas sempre fará parte da cultura alternativa. "É uma arte rock'n'roll. Quem faz é porque gosta de contestar ou chamar a atenção".
Seja como for, parece que o ofício de desenhar no corpo humano está começando a ser vista de outra forma pela sociedade. Para tirar a prova, basta passear na costa do Hermena ou da Barra e conferir o impressionante número de pessoas que ornamentam seus corpos não só com dragões e borboletas, mas com escudos de times de futebol, personagens de desenho animado, super-heróis e por aí vai...

 

 



 

Cuidados antes e depois de fazer uma tatuagem


Se você decidir fazer uma tatuagem, lembre-se que:

- é preciso conhecer o trabalho do tatuador, tanto no aspecto higiênico(uso de luvas, agulha descartável e material esterilizado) como de qualidade;
- após ter feito o desenho, são necessários alguns cuidados para evitar um câncer de pele, como por exemplo: não tomar banho de sol, mar ou piscina por um período de 15 a 20 dias;
- abaixo dos 18 anos é preciso ter autorização dos pais para fazer uma tattoo;
- as modernas técnicas de operação a laser para remover uma tatuagem são muito caras. Portanto, tenha certeza do desenho que vai escolher para estampar seu corpo e pense se isso vai ou não prejudicá-lo futuramente em sua profissão.


No Hermenegildo - Barinacho's Tattoo (Michel Amaral Martins)
Fone: 99741523

Na Barra do Chuí - Studio Caba Tattoo & Body Piercing (Luís Cassanaz) - Rua Dona Sinhá, 481- Fone:(53) 2641038