Quem somos
Coberturas
Notícias
Revista
Enquetes
Classificados
Arquivo
José Golgerci
J. C. Lima
Políbio Braga
Colaboradores
Zero Hora
Correio do Povo
Diário Popular
O Globo
Gazeta Esportiva
Clima Tempo
Weather Channel
UFPel
Tempo Agora
Banco do Brasil
Banrisul
Bradesco
Caixa Federal
Santander
Secretaria Fazenda RS
Receita Federal
Proc. Geral da União
TRT
TRE
INSS
Detran-RS
Consulta CEP
Lista Telefônica
 
 

Prefeitura adquire prédio do Caixeiral

Planetsul 21/05/2007

Sede Social do Clube Caixeiral, no centro da cidade, foi vendido à Prefeitura. foto Letícia Silva

O prefeito Claudio Pereira – Batata, oficializou nesta sexta-feira (18), a aquisição do prédio do Clube Caixeiral, localizado no centro de Santa Vitória do Palmar. Acompanharam o prefeito na cerimônia de transferência do prédio do clube para prefeitura, o presidente do Conselho Deliberativo do Clube Caixeiral, Danilo Mendes, o presidente da Câmara de Vereadores, Volmair Barreto, o secretário de Esportes, Cultura e Turismo, Kininho Dornelles e o Consultor de Turismo do Sebrae, Daniel Botelho, além de diversas autoridades e representantes da comunidade.

O Presidente do Conselho Deliberativo do Clube Caixeiral, Dr. Danilo Mendes, e o Prefeito Cláudio Pereira na formalização da transação. foto Letícia Silva

O contrato de compra do prédio do Clube Caixeiral foi finalizado em R$ 500 mil. No imóvel, a prefeitura vai instalar uma casa de cultura que abrigará o museu paleontológico e arqueológico, biblioteca pública, espaço para shows, auditório e a sede da secretaria de Esporte, Cultura e Turismo, além da promoção de atividades de apoio à cultura e preservação do patrimônio histórico de Santa Vitória.

O prefeito Batata fez um breve histórico ressaltando a construção do Clube Caixeiral e a história daquela sociedade na comunidade santa-vitoriense. Ele lamentou que as circunstâncias ao longo das décadas levassem à dificuldades que resultaram na venda do clube, no qual o prefeito também é sócio. Mas enfatizou que o momento não era de tristeza, pois o Caixeiral foi um patrimônio construído pelo povo santa-vitoriense e continuará com ele. " O prédio passa a não ser só dos sócios, mas se amplia para toda a população. Não teve destino melhor e mais honrado do prédio do Caixeiral que esse, pois além de continuar na área cultural, a sua utilização nos permite vislumbrar o futuro e um aprofundamento na proposta de um desenvolvimento econômico para o município através do turismo", destacou o prefeito.

Durante o evento, o público assistiu a uma palestra do consultor do Sebrae, Daniel Botelho, sobre a importância dos museus para o desenvolvimento do turismo cultural e de todas as outras formas de turismo. "Quem conhece uma vez essa região, sempre quer voltar", disse Botelho, enfatizando as potencialidades de Santa Vitória . "O museu é o grande dissipador de todas as possibilidades de conhecimento no município", ressaltou.

Ainda na solenidade, o secretário de Esporte, Cultura e Turismo, Kininho Dornelles , falou sobre a importância do museu do município que é reconhecido no mundo pelo seu acervo. " As consequências que este investimento trará para Santa Vitória em ter um espaço importante para a adequação do museu, da biblioteca pública, de um espaço para palestras, shows e de um futuro ponto de cultura, resultará na forma de participação da comunidade.

O presidente do Conselho Deliberativo do Caixeiral, Danilo Mendes parabenizou o prefeito pela aquisição e falou sobre a sábia decisão dos sócios em vender o prédio para a prefeitura, pois havia possibilidade de venda para um prédio comercial e também para uma
igreja. Ele destacou sua satisfação junto com os membros do conselho e diretoria de não deixar que a entidade desaparecesse, lembrando que foram cumpridas as dívidas e que as reclamatórias trabalhistas estão sendo encaminhadas. Mendes ainda informou que os sócios vão se reunir em assembléia para decidir o que fazer com os recursos, pois já se cogita algumas possibilidades, como a de fusão com outra sociedade. "A entidade Clube Caixeiral não termina, apenas foi vendido o seu patrimônio físico, lembrou.

Guacira Santos
Coordenadora de Comunicação Social
Prefeitura de Santa VItória do Palmar