Quem somos
Coberturas
Notícias
Revista
Enquetes
Classificados
Arquivo
José Golgerci
J. C. Lima
Políbio Braga
Colaboradores
Zero Hora
Correio do Povo
Diário Popular
O Globo
Gazeta Esportiva
Clima Tempo
Weather Channel
UFPel
Tempo Agora
Banco do Brasil
Banrisul
Bradesco
Caixa Federal
Santander
Secretaria Fazenda RS
Receita Federal
Proc. Geral da União
TRT
TRE
INSS
Detran-RS
Consulta CEP
Lista Telefônica
 
 

Reativação da indústria naval brasileira

PlanetSul – 1/01/2005

Governador Rigotto em Rio Grande (Foto: Ivan de Andrade/Palácio Piratini)

O governador Germano Rigotto participou, ontem (18), em Rio Grande, na região Sul do Estado, da solenidade de apresentação do programa de modernização e expansão da frota de navios de carga da Transpetro. Durante o evento, que ocorreu no auditório da Superintendência do Porto, o presidente da empresa, Sérgio Machado, apresentou detalhes do programa que dá início à maior encomenda de navios já feita por uma única empresa para a indústria naval brasileira.

Em seu pronunciamento, Rigotto destacou a importância do programa para a reativação da indústria naval brasileira e afirmou que "é necessário que, além da retomada, haja uma descentralização da indústria". O governador ressaltou a necessidade de que várias regiões do país possam ser capazes de construir navios. "Há 16 anos um navio não é construído no Brasil. Nenhum outro lugar do país tem condições para a formação de um dique seco, que atenda às especificações necessárias que a Petrobras exige para as construções. Não tenho dúvida que os dois estaleiros têm condições para vencer essa etapa de qualificação para a construção dos navios. Tenho certeza de que o Rio Grande do Sul vencerá essa etapa", revelou.

Transpetro

A empresa que tem cerca de 10 mil empregados em todo país, responde pela logística de transporte e armazenagem de granéis, álcool, petróleo e seus derivados, e de gás. A Transpetro tem uma frota própria de 51 navios e opera 10 mil quilômetros de malha dutoviária. Conta ainda com 43 terminais, dos quais 20 são terrestres e 23 aquaviários. A empresa, que pertence a Petrobras, vai licitar a construção de 42 navios petroleiros. Serão navios do tipo Suezmax, Aframax, Panamax, Produtos e GLPS, que vão incorporar a frota da empresa com a cerca de 3 milhões de toneladas de porte bruto/tpb (medida que indica a capacidade de carga).

O fato de o porto de Rio Grande possuir todas as condições necessárias para a construção de petroleiros também foi destacado por Rigotto. O governador acrescentou que a cidade possui a mão-de-obra necessária, localização estratégica, e o apoio da Fundação Universidade de Rio Grande (FURG) para qualificação da indústria naval.

De acordo com o presidente da Transpetro, todos os navios serão fabricados no Brasil para que a empresa cumpra o papel de indutora da modernização e do desenvolvimento da indústria naval brasileira. "Apenas 3% dos navios utilizados no Brasil são feitos aqui. O Rio Grande do Sul tem demonstrado interesse pela grandeza do projeto, e se os investidores do Estado apresentarem as condições necessárias, terão sua participação na retomada da indústria naval", afirmou.

Mais rapidez

Na solenidade de apresentação do programa de Modernização e Expansão da Frota, o governador revelou que durante seu encontro com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, na última segunda-feira (17), em Brasília, solicitou maior rapidez para que a Petrobras comece a prospecção na bacia de Pelotas. De acordo com Rigotto a prospecção na bacia vai gerar um grande desenvolvimento na Zona Sul. "Com o porto de Rio Grande conseguindo construir os petroleiros, vamos ter a produção do petróleo ou gás natural, e o transporte do produto, que é produzido aqui", ressaltou. Rigotto informou também, que a ampliação da Refinaria Alberto Pasqualini, que está gerando 15 mil empregos, vai colaborar para um melhor desenvolvimento da Zona Sul do Estado. Após o evento, Rigotto e comitiva foram visitar as instalações da Transpetro no porto e participaram da cerimônia de descerramento de uma placa em homenagem à visita de Sérgio Machado ao município. Participaram da solenidade o secretário do Desenvolvimento e dos Assuntos Internacionais, Luis Roberto Ponte, o superintendente do porto, Áureo Vidal de Mendonça, o prefeito Janir Branco, os deputados estaduais Adilson Troca e Miriam Marroni e autoridades civis e militares.

Fonte: Editoria do Interior/Governo do Estado