Quem somos
Coberturas
Notícias
Revista
Enquetes
Classificados
Arquivo
José Golgerci
J. C. Lima
Políbio Braga
Colaboradores
Zero Hora
Correio do Povo
Diário Popular
O Globo
Gazeta Esportiva
Clima Tempo
Weather Channel
UFPel
Tempo Agora
Banco do Brasil
Banrisul
Bradesco
Caixa Federal
Santander
Secretaria Fazenda RS
Receita Federal
Proc. Geral da União
TRT
TRE
INSS
Detran-RS
Consulta CEP
Lista Telefônica
 
 

Programa de Mobilidade Urbana é realizado em Santa Vitória

Planetsul 18/07/2007

Alunos realizam levantamento urbano (foto Lu Vieira).

Coordenado pela Secretaria do Planejamento e Orçamento da prefeitura de Santa Vitória do Palmar, o Programa de Mobilidade Urbana visa dar seqüência à proposta do novo Plano Diretor, levantando dados suplementares do município que possibilitem uma visão geral de como, onde e quando as pessoas fazem seu deslocamento na área urbana, tornando-se um instrumento de planejamento urbano.

O levantamento de dados faz parte de convênio constituído entre a prefeitura e a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo / UFPel. Os trabalhos aconteceram no dia 5 de julho e nesta data estiveram em Santa Vitória os professores da UFPel, Maurício Polidori e Horácio Oliveira, a arquiteta Fernanda da Silva e mais três alunos daquela instituição.

O programa contou com a participação dos estudantes das escolas municipais Castelo Branco e Maria Ramis , onde os alunos realizaram levantamento de dados participando do processo de contagem dos deslocamentos (carros, pedestres, ciclistas, caminhões, etc.) que ocorreram na Barão de Rio Branco. Articulados pela SMED, através da professora Cláudia Antunes, os estudantes tiveram a oportunidade de experimentar o processo de planejamento urbano, ganhando em suas visões sobre a cidade, onde circulam diariamente, mas com os olhos do cotidiano.

O secretário de Planejamento, Abner Gomes explica que a participação dos alunos, além da atividade pedagógica no programa, será de relevante importância o recebimento dos dados, pois poderão ser aproveitados em sala de aula, tanto em conteúdos de matemática, quanto de geografia, geometria, entre outros. No processo de contagem, também participaram vários estagiários CIEES da prefeitura, complementando a jornada de levantamento. Gomes explica que os dados, ainda precisam ser complementados e serão devolvidos para o município tão cedo quanto sejam processados.

O secretário destacou que a contagem realizada possui dois valores importantes. “ o de abastecer o município com dados de planejamento, visando qualificar o espaço público e amenizar os conflitos urbanos e, principalmente, por ter sido realizado com a participação dos alunos das escolas municipais que passam a se apropriar de outra forma do espaço público”, disse Gomes.