Quem somos
Coberturas
Notícias
Revista
Enquetes
Classificados
Arquivo
José Golgerci
J. C. Lima
Políbio Braga
Colaboradores
Zero Hora
Correio do Povo
Diário Popular
O Globo
Gazeta Esportiva
Clima Tempo
Weather Channel
UFPel
Tempo Agora
Banco do Brasil
Banrisul
Bradesco
Caixa Federal
Santander
Secretaria Fazenda RS
Receita Federal
Proc. Geral da União
TRT
TRE
INSS
Detran-RS
Consulta CEP
Lista Telefônica
 
 

Fórum do Arroz levanta temas para o futuro da produção

PlanetSul – 18/07/2005

Eng. Mauricio Fischer, Diretor
Técnico do IRGA

Com a iniciativa da Associação dos Arrozeiros e Irga, os produtores de arroz do município reuniram-se nos dias 14 e 15 passado, no Fórum do Mercado de Arroz.
Na quinta-feira (15) a programação contou com convidados especiais como painelistas, realizado no Clube Comercial e reunindo grande grupo de produtores locais. Conduziram os trabalhos os convidados Engenheiro Agrônomo Valmir Gaedke Menezes, do IRGA; Eng. Maurício Fischer, diretor técnico do IRGA; Deputado Estadual Berfran Rosado, Presidente da Comissão do Mercosul na Assembléia e o Presidente do IRGA, Dr. Pery Sperotto Coelho.

Eng. Valmir Gaedke Menezes,
do IRGA

No decorrer do Fórum, temas importantes foram debatidos, tais como:
- “Projeto 10 de Pai para Filho”, que preconiza o aumento da produtividade e a redução de custos, com uso de tecnologias preconizadas por programas do IRGA;
- “O mundo do Arroz”, trazendo resultados do I Congresso Latino-americano da Economia Orizícola e VI Congresso Brasileiro de Economia Orizícola, objetivando mostrar ao mundo a necessidade de ampliar os volumes de produção de arroz;

Deputado Berfran Rosado

- “Convênio firmado entre IRGA e ICONE”, objetivando atender demandas da orizicultura no cenário internacional, após meses de tratativas.
- “Subsídios ao arroz na OMC”, tema que trata os maciços subsídios de grandes potências oferecendo concorrência predatória a países como o Brasil, colocando em risco a produção do grão no País;


Pery Sperotto Coelho, Presidente do
IRGA

- “Negociações agrícolas da Rodada de Doha”, com a busca de definições quanto à extinção de barreiras tarifárias;
- “Compromisso com o Meio Ambiente”, adequando os produtores a uma nova realidade que visa atender a um conjunto de regras previstas em leis ambientais e de gestão de recursos hídricos.

O evento teve continuidade na sexta-feira (16), na propriedade do Sr. Darci Zanetti, com curso de Capacitação de Mão de Obra.