Quem somos
Coberturas
Notícias
Revista
Enquetes
Classificados
Arquivo
José Golgerci
J. C. Lima
Políbio Braga
Colaboradores
Zero Hora
Correio do Povo
Diário Popular
O Globo
Gazeta Esportiva
Clima Tempo
Weather Channel
UFPel
Tempo Agora
Banco do Brasil
Banrisul
Bradesco
Caixa Federal
Santander
Secretaria Fazenda RS
Receita Federal
Proc. Geral da União
TRT
TRE
INSS
Detran-RS
Consulta CEP
Lista Telefônica
 
 

Vitória Certa adquire terra com recursos do MDA

Planetsul 18/04/2007

Prefeito Batata no ato de assinatura da Escritura de Compra da área da APVC (foto Guacira Santos)

O prefeito Cláudio Pereira-Batata, foi anfitrião da solenidade de oficialização assinatura da escritura de compra e venda do imóvel rural da Associação de Produtores Rurais Vitória Certa (APVC). A aquisição desse imóvel rural de 56 hectares, foi feita através do Ministério do Desenvolvimento Agrário, via Plano Nacional de Crédito Fundiário, com a participação efetiva da prefeitura, por meio da Secretaria de Agricultura. Os recursos totalizam R$ 259 mil para aquisição do imóvel e sistema de infra-estrutura básica. Com isso, serão beneficiadas nove famílias de agricultores sem terra que passam a ser uma referência na produção de produtos orgânicos, agricultura ecológica e associativismo.
Na cerimônia, entre as autoridades, estiveram com o prefeito, o presidente da Associação de Produtores Vitória Certa (APVC), Newton Ubirajara Sigauls, a primeira-dama, Clarivani de Abreu, o secretário de Agricultura, Altair Braatz, a gerente do Banco do Brasil, Vera Damé, os vereadores Sidnei San martins e Eduardo Morrone, o tabelião de notas, Luis Alberto Brayer, o idealizador do projeto da APVC, Glauber de Oliveira, além de representantes de entidades, instituições financeiras e associações, servidores municipais e as famílias integrantes da APVC.

Beneficiários firmam documento de aquisição da área e recursos para infraestrutura (foto Guacira Santos)

O presidente da APVC, Newton Sigauls agradeceu o esforço de todos os órgãos que cooperaram para a concretização do projeto. Ele ressaltou o nome Vitória Certa como fator de positividade para a realização de um grande trabalho por parte dos associados da APVC.

A gerente do Banco do Brasil, Vera Damé, como representante oficial do crédito fundiário do MDA, lembrou o empenho dos integrantes da APVC que venceram as dificuldades e conseguiram conquistar a aquisição da terra durante o desenvolvimento do projeto. Ela parabenizou a associação, "fico feliz e orgulhosa que o Banco do Brasil possa participar do desenvolvimento dessa região", disse.

O prefeito Batata avaliou o momento como de grande dimensão, "queremos mostrar para toda a cidade a inclusão na sociedade de nove trabalhadores e suas famílias que passam a viver da terra. Isso para nós é uma referência, assim como a Associação dos Trabalhadores na Lavoura do Arroz (ATLA)", disse. Batata lembrou da trajetória da ATLA, que ainda esta semana receberá um caminhão do MDA. "Registramos aqui o nosso apoio, pois agora começa o desafio de produzir na terra e o nosso governo tem vários programas, como a compra de alimentos direto do produtor para o “Alimentar - Fome Zero”. Vamos buscar cada vez mais a compra e distribuição de terras e a distribuição da água, para que mais pessoas possam trabalhar e ter uma remuneração justa", disse o prefeito.