Quem somos
Coberturas
Notícias
Revista
Enquetes
Classificados
Arquivo
José Golgerci
J. C. Lima
Políbio Braga
Colaboradores
Zero Hora
Correio do Povo
Diário Popular
O Globo
Gazeta Esportiva
Clima Tempo
Weather Channel
UFPel
Tempo Agora
Banco do Brasil
Banrisul
Bradesco
Caixa Federal
Santander
Secretaria Fazenda RS
Receita Federal
Proc. Geral da União
TRT
TRE
INSS
Detran-RS
Consulta CEP
Lista Telefônica
 
 

Termina neste Sábado o Horário de Verão

PlanetSul – 18/02/2005

O horário de verão termina à meia-noite deste sábado (dia 19), quando os relógios deverão ser atrasados em uma hora. A estimativa preliminar do Ministério de Minas e Energia é que a mudança de horário tenha reduzido em cerca de 5% a demanda de eletricidade no momento de maior consumo do dia, que vai das 19 horas às 22 horas.
No Rio Grande do Sul a economia foi de R$ 250 milhões com o horário de verão, que se encerra neste sábado. Sem essa providência, o Estado seria obrigado a dispor de mais uma usina hidrelétrica do porte de Dona Francisca, situação no rio Jacuí, comparou o secretário de Energia, Valdir Andres. Outra comparação da economia obtida, no total de 140 megawatts, seria o abastecimento/ano de cidades como Gramado, Capão da Canoa, Panambi, Torres, Flores da Cunha, Candiota ou Estrela.

Os 110 dias de maior aproveitamento solar das 19h às 21h geraram redução média de 3,5% na demanda de energia e de 0,5% no consumo registrado no Rio Grande do Sul. Isso é explicado pelo menor consumo no horário de pico, evitando que as usinas precisem gerar energia e, em decorrência, proporcionando economia de água nas hidrelétricas e também na geração térmica.