Quem somos
Coberturas
Notícias
Revista
Enquetes
Classificados
Arquivo
José Golgerci
J. C. Lima
Políbio Braga
Colaboradores
Zero Hora
Correio do Povo
Diário Popular
O Globo
Gazeta Esportiva
Clima Tempo
Weather Channel
UFPel
Tempo Agora
Banco do Brasil
Banrisul
Bradesco
Caixa Federal
Santander
Secretaria Fazenda RS
Receita Federal
Proc. Geral da União
TRT
TRE
INSS
Detran-RS
Consulta CEP
Lista Telefônica
 
 

Estiagem prolongada preocupa autoridades e produtores locais

PlanetSul – 18/01/2005

Prefeito Cláudio Pereira reunido com produtores: preocupação com estiagem (Foto: CCS/PM)

Emater/RS-Ascar apresentou na última sexta-feira (14) um novo levantamento sobre o impacto da estiagem na agropecuária gaúcha. O milho segue como a cultura mais prejudicada, principalmente na Metade Norte do Rio Grande do Sul. A região do Alto Uruguai, a mais atingida pela falta de chuvas desde o início de dezembro, deve registrar entre 50% e 60% de perdas na produtividade do milho cultivado em 196 mil hectares. Os produtores da região esperavam colher, em média, seis mil quilos por hectare, quantidade considerada bastante elevada, mas que poderia ser obtida em função do alto nível tecnológico empregado nas lavouras. Mesmo assim, devem colher três mil quilos por hectare, 23% menos que a média histórica dos últimos cinco anos para a região.
Registra ainda o levantamento, perdas nas produções de feijão, soja, pastagens dentre outros cultivos.

Com relação à lavoura orizícola, diz o levantamento, é beneficiada pelo clima quente, boa insolação e baixa incidência de pragas e doenças. Cerca de 88% da área está em desenvolvimento vegetativo, sendo que outros 10% estão em floração e 2% em enchimento de grãos. Os técnicos da Emater/RS-Ascar avaliam que, confirmando-se a previsão de chuvas a partir da segunda quinzena de janeiro, devem ser normalizados os níveis das barragens, rios e arroios que irrigam as lavouras.

Mesmo com este quadro divulgado pela Emater, autoridades e produtores de Santa Vitória do Palmar e Chuí estão preocupados com o prolongamento do período de seca, prejudicando os mananciais naturais existentes na região, de onde provem a água para a cultura do arroz.

Convocados pelo Prefeito Cláudio Pereira, mais de 20 representantes de várias organizações da comunidade e o Prefeito do Chuí, Hamilton Lima, reunidos na segunda-feira (17), discutiram o problema da estiagem prolongada, por conta da qual caso não chova nos próximos 15 dias, a situação tende a se agravar consideravelmente. Dados apresentados pelo Instituto Riograndense do Arroz (Irga), mostram a diminuição do nível de água na região e endossam tais previsões.

O Prefeito Cláudio Pereira, ao convocar nova reunião para a próxima segunda-feira (24), solicitou relatórios pertinentes a cada entidade participante, enfatizando que “a partir da coleta destes dados teremos a possibilidade de tomar uma iniciativa no sentido de prevenir maiores danos ao município, já que a base da economia local é a produção primária, que depende totalmente de fatores climáticos”, encerrando a reunião.

Fonte: Governo do Estado e Coordenação de Comunicação Social/PM