Quem somos
Coberturas
Notícias
Revista
Enquetes
Classificados
Arquivo
José Golgerci
J. C. Lima
Políbio Braga
Colaboradores
Zero Hora
Correio do Povo
Diário Popular
O Globo
Gazeta Esportiva
Clima Tempo
Weather Channel
UFPel
Tempo Agora
Banco do Brasil
Banrisul
Bradesco
Caixa Federal
Santander
Secretaria Fazenda RS
Receita Federal
Proc. Geral da União
TRT
TRE
INSS
Detran-RS
Consulta CEP
Lista Telefônica
 
 

Hantavírus: técnicos capturam o rato transmissor na região

Pesquisadores colheram amostras de roedores da região (foto Guacira Santos)

Um cenário não muito comum, envolvendo equipamentos e pessoas com uniformes impermeáveis respirando através de tubos, caracterizou um laboratório montado no Centro de Treinamento Agrícola e Pecuária da SMAG (Escola Agrícola). Tudo isso faz parte de um trabalho desenvolvido numa parceria com o Departamento de Vigilância em Saúde (SMS) de Santa Vitória do Palmar, Ministério da Saúde e Secretaria Estadual da Saúde, para que 22 veterinários, biólogos e estagiários pudessem realizar uma operação com o objetivo de recolher roedores silvestres para posterior investigação laboratorial.

A mobilização foi feita após notificação por parte do Ministério da Saúde do Uruguai, da existência de um caso de contaminação por hantavírus – doença transmitida pela urina, fezes e salivas de ratos silvestres na região da fronteira do Chuí, envolvendo a morte de uma pessoa. A operação de captura de ratos silvestres iniciou no dia 10 de dezembro e se estendeu até o dia 16. Os roedores foram capturados na região das margens do arroio São Miguel (lado brasileiro), Br 471, arroio Chui e arroio Curral de Arroios.

Estrutura foi montada na Escola Agrícola (foto Guacira Santos)

A operação foi denominada “Captura e Análise da Prevalência de Hantavírus em Roedores Silvestres na Fronteira Brasil/Uruguai, município de Santa Vitória do Palmar e Chui”. Participaram das ações de captura dos roedores causadores do hantavírus, que infectam principalmente as pessoas do meio rural, instituições representadas pelo coordenador do programa Veterinário da Secretaria Estadual de Saúde, Eduardo Caldas, que dirige o Departamento de Vigilância Ambiental em Saúde, do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (SUS-RS). Além da SES, participou da operação o Coordenador de Controle de Doenças Transmitidas por Vetores e Antropozoonoses da Secretaria de Vigilância em Saúde (SUS/Ministério da Saúde), Mauro Rosa Elkhoury, o veterinário da SMS de Santa Vitória do Palmar e diretor do Departamento de Vigilância em Saúde, Juarez Lima e a veterinária e diretora do Departamento de Vigilância Sanitária do Chui, Glauce Oliveira.

O veterinário Juarez Lima, da Secretaria da Saúde de Santa Vitória, informou que foram capturados 160 roedores, sendo identificados e coletados materiais como sangue, víceras e outros órgãos. O material já está sendo encaminhado para análise na Fundação Osvaldo Cruz, no Rio de Janeiro. Desde a notificação do Ministério da Saúde do Uruguai, o Departamento de Vigilância em Saúde trabalha no sentido de esclarecer dúvidas e prevenção sobre o hantavírus. O prefeito Altiéres Terra de Carvalho conversou com os técnicos envolvidos na operação e colocou a disposição a estrutura da Secretaria da Agricultura para que o trabalho fosse desenvolvido.

Os sintomas da hantavirose são febre, dor de cabeça, dores musculares, tosse e dificuldade de respirar. Esse quadro evolui para uma pneumonia atípica. Para a prevenção, a Vigilância em Saúde aconselha a cortar gramas e arbustos ao redor das casas de campo, em um raio de pelo menos 50 metros. Outro cuidado deve ser tomado com a armazenagem de grãos, que devem ser feitas em recipientes à prova de ratos, não deixar sobras de comida ou ração de animais domésticos nos seus potes, depois que eles comerem, entre outras medidas. Os roedores silvestres vivem junto às plantações de milho, cana-de-açúcar, capim elefante, bambus, taquareiras, nas margens dos rios e matos nativos. Mais informações podem ser obtidas no Departamento de Vigilância em Saúde, junto ao Posto de Saúde Central, ou pelo telefone 2631088.