Quem somos
Coberturas
Notícias
Revista
Enquetes
Classificados
Arquivo
José Golgerci
J. C. Lima
Políbio Braga
Colaboradores
Zero Hora
Correio do Povo
Diário Popular
O Globo
Gazeta Esportiva
Clima Tempo
Weather Channel
UFPel
Tempo Agora
Banco do Brasil
Banrisul
Bradesco
Caixa Federal
Santander
Secretaria Fazenda RS
Receita Federal
Proc. Geral da União
TRT
TRE
INSS
Detran-RS
Consulta CEP
Lista Telefônica
 
 

Programa Educar combate o trabalho infantil impróprio


Comunicação PM

Programa Educar desenvolve atividades a jovens e adolescentes (Foto: Letícia Silva (PM)

O Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) é um programa federal que começa a ser desenvolvido em Santa Vitória sob a coordenação da Prefeitura Municipal, intitulado Educar - Santa Vitória do Palmar, garantindo que crianças e adolescentes até 17 anos estejam afastadas do trabalho precoce e dentro das salas de aula. A iniciativa atenderá inicialmente 30 famílias e as atividades iniciaram no dia 12 de junho, no turno inverso da escola, na Fundação Bernardina Arnoni.
Como explica a primeira-dama Clarivani de Abreu, responsável pelo projeto, em sistema de Jornada Ampliada, o programa desenvolve atividades educativas, lúdicas, artísticas e recreativas no período complementar à escola, de segunda a sexta-feira, além de proporcionar aos jovens, reforço escolar e alimentar, atendimento psicológico e acompanhamento de assistentes sociais.
As famílias dos beneficiados recebem bolsa-auxílio mensal e, como contrapartida, é exigida a freqüência mínima de 75% nas escolas e também nas oficinas do programa, além da participação das famílias nas ações sócio-educativas e de ampliação e geração de renda.
Para a execução do programa e com aprovação do Conselho de Assistência Social, foi criada a Comissão do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil que atua de forma consultiva e propositiva, com função de implementar e fiscalizar o trabalho. A comissão é formada por membros do Conselho Municipal da Assistência Social, Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, Ministério Público, Delegacia Regional do Trabalho e Conselho Tutelar.