Quem somos
Coberturas
Notícias
Revista
Enquetes
Classificados
Arquivo
José Golgerci
J. C. Lima
Políbio Braga
Colaboradores
Zero Hora
Correio do Povo
Diário Popular
O Globo
Gazeta Esportiva
Clima Tempo
Weather Channel
UFPel
Tempo Agora
Banco do Brasil
Banrisul
Bradesco
Caixa Federal
Santander
Secretaria Fazenda RS
Receita Federal
Proc. Geral da União
TRT
TRE
INSS
Detran-RS
Consulta CEP
Lista Telefônica
 
 

Valdemiro e Enilda Aguiar , proprietários da Agropecuária Aguiar e Paulo Bueno, presidente da Associação dos Arrozeiros de S.V.P

16/02/2004

Mutirão para recolhimento de embalagens de defensivos agrícolas movimenta produtores rurais

Nesta segunda-feira (16), no período de 8h as 18:00h, numa iniciativa da Associação dos Arrozeiros de Santa Vitória do Palmar, com o patrocínio das empresas Agropecuária Aguiar, Coplantio e Planfer e Apoio da FEPAM, está acontecendo um mutirão que visa o recolhimento de embalagens de defensivos agrícolas, para posterior encaminhamento a Central de Recebimento, com sede no município do Capão do Leão.

Aguiar, Vice-presidente da Assoc. dos Arrozeiros e prop. da Agrop. Aguiar

A recepção do material está se dando na sede da Agropecuária Aguiar, cujos proprietários Valdemiro e Enilda Aguiar, colocaram toda a estrutura da empresa a disposição para o recebimento deste material e imediato encaminhamento para a Unidade de Recebimento.
Na próxima quarta-feira (18), o mutirão deverá continuar, com o recebimento das embalagens na sede da Agropecuária Aguiar, em Curral Alto. O horário mantém-se das 8h as 18:00h. O objetivo é facilitar a adesão dos produtores do interior do município, encurtando distâncias ao receber o material naquele local.
Pela avaliação do vice-presidente da Associação, Valdemiro Aguiar, já se registra um número significativo de embalagens recolhidas, o que demonstra o alcance do objetivo do mutirão e que posteriormente será divulgado aos órgãos da imprensa o resultado final, com a quantidade exata de material recolhido e enviado à central.

Paulo Bueno , presidente da Associação dos Arrozeiros de SVP

Segundo o Presidente da Associação dos Arrozeiros, Paulo Bueno, este ano o tema escolhido para nortear as ações desta entidade foi AÇÃO com ênfase ao Meio-Ambiente, tendo em vista sua relevância e atualidade. Assim, considera como primeira ação de suma importância, a conscientização dos produtores quanto a adequada destinação final das embalagens, como forma de preservação do meio-ambiente e cumprimento do dispositivo legal.
A legislação que regula esta atividade, em vigor desde maio de 2002, prevê que as embalagens utilizadas devem ser encaminhadas para a nidade mais próxima em 1 ano, lavadas e perfuradas para posterior reciclagem ou incineração. Neste sentido, com vistas a facilitar o cumprimento da legislação por parte dos pequenos e médios produtores, a Associação firmou convênio com a Central de Recebimento de embalagens de defensivos agrícolas, do município do Capão do Leão, de forma que a partir do próximo ano, estarão à disposição destes produtores, 2 caminhões baú, credenciados junto a FEPAM para fazerem o transporte das embalagens até a central. O recolhimento se dará nas propriedades, sob o pagamento de pequena taxa para manutenção dos serviços.
Bueno afirma que ao longo do ano de 2004, dentro deste tema gerador, Ação no Meio-Ambiente, outras iniciativas serão promovidas.

Eng. Agrônomo Douglas Daniel Grutzmacher, responsável p/ Central de Recebimento em Capão do Leão

De acordo com informações do Engº Agrônomo Douglas Daniel Grutzmacher, responsável técnico pela Central de Recebimento, o material que chega à central é classificado, separado e prensado, para posterior encaminhamento à reciclagem ou incineração em centros maiores como Rio de janeiro e São Paulo.
Questionado sobre a responsabilidade e o custo deste processo, Grutzmacher esclarece que as responsabilidades são parciais, cabendo ao produtor, o encaminhamento das embalagens dos defensivos à unidade de recolhimento mais próxima; às revendedoras, a manutenção da unidade e finalmente às industrias, a retirada do material da unidade e o encaminhamento ao destino final (reciclagem ou incineração). Grutzmacher observa ainda que somente podem ser reciclados os materiais entregues limpos, sendo que a reciclagem é responsável por 30% de receita necessária à manutenção da Central e os 70% restantes, de responsabilidade das revendedoras associadas à Central.