Quem somos
Coberturas
Notícias
Revista
Enquetes
Classificados
Arquivo
José Golgerci
J. C. Lima
Políbio Braga
Colaboradores
Zero Hora
Correio do Povo
Diário Popular
O Globo
Gazeta Esportiva
Clima Tempo
Weather Channel
UFPel
Tempo Agora
Banco do Brasil
Banrisul
Bradesco
Caixa Federal
Santander
Secretaria Fazenda RS
Receita Federal
Proc. Geral da União
TRT
TRE
INSS
Detran-RS
Consulta CEP
Lista Telefônica
 
 

Chuva recupera reservatórios e diminui os riscos de incêndios

PlanetSul – 14/03/2005

Rara nos últimos meses, a chuva do final
de semana ameniza a estiagem que castiga o RS

Os principais benefícios das chuvas do final de semana foram a recuperação dos reservatórios superficiais e a diminuição dos riscos de incêndios na vegetação. Em síntese, as precipitações sobre praticamente 100% do território gaúcho amenizaram alguns efeitos da estiagem que vem castigando o Estado há mais de dois meses, avaliou o sub-chefe da Defesa Civil, tenente-coronel João Luiz Soares.

Mesmo com as chuvas, as ações preventivas e recuperativas do governo do Estado terão prosseguimento, disse o militar. Compreendem a abertura de poços artesianos, limpeza de fontes hídricas, construção e manutenção de açudes e de redes de abastecimento.

A Rede de Estações de Climatologia Urbana de São Leopoldo, que dá apoio à Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, efetuou simulações computadorizadas e previu precipitações de fraca a média intensidade entre os dias 18 e 20 próximos, sobretudo nas regiões Norte e Leste.

Posteriormente, entre os dias 26 e 28, as chuvas poderão ser mais generalizadas e até de forte intensidade, graças a um sistema de baixa pressão no Norte argentino. O subchefe da Defesa Civil ressalva, porém, que podem ocorrer oscilações de um dia para outro nos volumes previstos e também mudanças nos dias com maior probabilidade de chuva.
A Defesa Civil, com o apoio da Climatologia Urbana, mantém permanente monitoramento meteorológico no RS. Os resultados são divulgados a todo o instante no site da Defesa Civil Estadual, cujo acesso é www.defesacivil.rs.gov.br.