Quem somos
Coberturas
Notícias
Revista
Enquetes
Classificados
Arquivo
José Golgerci
J. C. Lima
Políbio Braga
Colaboradores
Zero Hora
Correio do Povo
Diário Popular
O Globo
Gazeta Esportiva
Clima Tempo
Weather Channel
UFPel
Tempo Agora
Banco do Brasil
Banrisul
Bradesco
Caixa Federal
Santander
Secretaria Fazenda RS
Receita Federal
Proc. Geral da União
TRT
TRE
INSS
Detran-RS
Consulta CEP
Lista Telefônica
 
 

Lula e Rigotto inauguram Usina no Estado

PlanetSul – 12/01/2005

Lula e Rigotto inauguram Usina do RS (Foto Nabor Goulart/Palácio Piratini)

Na inauguração da primeira turbina da Usina Hidrelétrica Monte Claro, da Companhia Energética Rio das Antas, em Veranópolis, terça-feira (11), o governador Germano Rigotto disse ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva que o Executivo gaúcho vem agindo com determinação na atração de investimentos produtivos. Resultado: em dois anos, 145 empresas de médio e grande portes se instalaram no Rio Grande do Sul ou ampliaram seus empreendimentos, consolidando as potencialidades do Estado. São R$ 14 bilhões e há um outro tanto em fase de decisão. Isso é progresso, é demanda de infra-estrutura, é, especialmente, demanda de energia, discursou.

Lula considerou, no último pronunciamento da solenidade, que a obra atende não somente às necessidades mais prementes, mas, igualmente, ao desenvolvimento de longo prazo do país. Depois, acentuou que a usina integra o primeiro processo de avaliação integrada de bacias, realizado no Brasil, para fins de licenciamento ambiental de empreendimentos energéticos, e completou que a obra seguiu um rigoroso padrão de preservação do meio ambiente, servindo de referência aos demais projetos que estão sendo implementados pelo governo.

O interior do Estado foi privilegiado no discurso da ministra de Minas e Energia, Dilma Rousseff. Ela apontou que 12% dos projetos de geração de energia elétrica nova no país estão localizados no Rio Grande do Sul, sendo 12 pequenas centrais hidrelétricas, cinco usinas eólicas e uma térmica. E mais: a Eletrobrás trará ao Estado, em breve, uma missão da China para avaliar a continuidade da usina Candiota III.

A nova usina representa economia de R$ 25,5 milhões/ano e faz parte do complexo que incluirá outras duas hidrelétricas no rio das Antas, a Castro Alves e a 14 de Julho, no qual a CEEE tem 30% de participação. Um empreendimento como este, apontou o governador, significa retorno em royalties e aumento de arrecadação municipal e estadual.

Fonte: AI/Palácio Piratini