Quem somos
Coberturas
Notícias
Revista
Enquetes
Classificados
Arquivo
José Golgerci
J. C. Lima
Políbio Braga
Colaboradores
Zero Hora
Correio do Povo
Diário Popular
O Globo
Gazeta Esportiva
Clima Tempo
Weather Channel
UFPel
Tempo Agora
Banco do Brasil
Banrisul
Bradesco
Caixa Federal
Santander
Secretaria Fazenda RS
Receita Federal
Proc. Geral da União
TRT
TRE
INSS
Detran-RS
Consulta CEP
Lista Telefônica
 
 

Governo trata de amenizar conseqüências da estiagem

PlanetSul – 11/02/2005

Reunião de governo para enfrentar estiagem
(Foto Paulo Dias/Palácio Piratini)

A cada 72 horas, o governo do Estado analisará o que foi realizado e o que falta fazer para amenizar as conseqüências da estiagem no Rio Grande do Sul. A primeira reunião foi na quinta-feira (10), conduzida pelo governador Germano Rigotto no Palácio Piratini, quando foram postos na mesa os dados mais recentes da Emater. O milho tem perda estimada de 37,71% no rendimento médio, enquanto o feijão registra quebra de 29,65%. Ainda há registro de perdas na bacia leiteira, na fruticultura e no fumo.

O racionamento já está em vigor nas cidades de Gravataí, Alvorada, Cachoeirinha e Viamão, todas da região Metropolitana, e em Garibaldi e Nova Petrópolis, nas serras italiana e alemã. Rigotto apontou a perfuração de poços artesianos como uma medida que terá continuidade para fazer frente à falta de água. Além disso, destacou a fiscalização permanente do rio Gravataí pelo Batalhão Ambiental da Brigada Militar, que vem derrubando barragens e lacrando instalações irregulares de bombas de irrigação.

O governador instruiu os participantes da reunião no sentido de um projeto de saneamento mais efetivo para os rios Gravataí e Sinos, pois ambos sofrem com o desvio irregular de água e o lançamento de lixo e esgotos. Paralelamente, o governo lançará uma campanha educativa de conscientização popular para evitar o desperdício de água, principalmente na lavagem de carros e calçadas rega de jardins e torneiras abertas.

Rigotto pediu que os meios de comunicação auxiliem nessa conscientização.

De parte da Secretaria de Obras, o secretário Frederico Antunes adiantou que os municípios deverão prestar contas dos R$ 5 milhões repassados pelo Estado em 2003 e 2004 para a implantação de sistemas de água. Dos primeiros 97 municípios examinados pelo governo no início de 2004, cerca de 35% não chegaram a utilizar a verba, que poderia ter ajudado na redução do impacto da estiagem, cobrou Antunes.