Quem somos
Coberturas
Notícias
Revista
Enquetes
Classificados
Arquivo
José Golgerci
J. C. Lima
Políbio Braga
Colaboradores
Zero Hora
Correio do Povo
Diário Popular
O Globo
Gazeta Esportiva
Clima Tempo
Weather Channel
UFPel
Tempo Agora
Banco do Brasil
Banrisul
Bradesco
Caixa Federal
Santander
Secretaria Fazenda RS
Receita Federal
Proc. Geral da União
TRT
TRE
INSS
Detran-RS
Consulta CEP
Lista Telefônica
 
 

Chuí firma convênio com Governo do Estado

Secretário de Obras, Frederico Antunes, Governador Rigotto e o Prefeito Hamilton

O governador Germano Rigotto e o secretário de Obras Públicas e Saneamento, Frederico Antunes, assinaram, no último dia 3 à tarde, no Salão Alberto Pasqualini do Palácio Piratini, convênios para elaboração de projetos de saneamento com 26 prefeituras, dentre elas a do Chuí. Os contratos fazem parte de um conjunto de ações que integram a atual política estadual de saneamento básico e prevêem melhoramentos em redes e estações de tratamento de esgoto e nos sistemas de drenagem e combate às enchentes. O investimento, coberto pelo Fundo de Recursos Hídricos e pelo Orçamento do Estado, é de R$1,3 milhão.

"Assumimos, desde o início do governo, a disposição de traçar um mapa da realidade do saneamento no Rio Grande do Sul", disse Rigotto. O governador destacou também a importância da parceria com a iniciativa privada para a complementação dos recursos necessários à execução plena do que é preciso ser feito no Estado.

O município do Chuí foi contemplado com os recursos, estando representado na oportunidade pelo Prefeito em exercício, Hamilton Lima, quando firmou convênio com o Governo do Estado.

Os municípios contemplados nesta primeira etapa dos projetos foram eleitos pela população, por intermédio dos Comitês de Bacias Hidrográficas, dos Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes) e das prefeituras. Depois de concluídas as obras e a partir do diagnóstico em andamento no Estado, outras localidades serão beneficiadas. Além disso, deverá estar pronto, dentro de dois meses, um estudo sobre as condições de saneamento ambiental em 227 municípios com menos de 5 mil habitantes, onde foram aplicados R$ 1,2 milhão na avaliação de abastecimento de água, esgoto, drenagem urbana e controle de vetores hídricos. Os recursos foram obtidos pelo Governo do Estado junto ao governo espanhol, a fundo perdido.

Foto: Ivan de Andrade/Palácio Piratini