Quem somos
Coberturas
Notícias
Revista
Enquetes
Classificados
Arquivo
José Golgerci
J. C. Lima
Políbio Braga
Colaboradores
Zero Hora
Correio do Povo
Diário Popular
O Globo
Gazeta Esportiva
Clima Tempo
Weather Channel
UFPel
Tempo Agora
Banco do Brasil
Banrisul
Bradesco
Caixa Federal
Santander
Secretaria Fazenda RS
Receita Federal
Proc. Geral da União
TRT
TRE
INSS
Detran-RS
Consulta CEP
Lista Telefônica
 
 

Confirmada prioridade na liberação de recursos para o RS

PlanetSul – 09/03/2005

Governador Rigotto presente na VIII Marcha dos Prefeitos em Brasília. Prioridade: Seca no RS

Enquanto aguarda a visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao Estado, marcada para a próxima semana, o governador Germano Rigotto obteve a garantia do ministro da Integração Nacional de que haverá prioridade no atendimento das questões do RS. Conforme Ciro Gomes, a falta de documentação sobre ações contra a seca no ano passado não terá reflexo na liberação de recursos agora. Os documentos em análise são os que se referem à estiagem deste ano, informou o ministro a Rigotto no encontro realizado nesta terça-feira (8) em Brasília.

Presente, no mesmo dia, na VIII Marcha dos Prefeitos a Brasília em Defesa dos Municípios, o governador foi incumbido pelos mais de 250 prefeitos gaúchos de conduzir as definições de combate à estiagem junto aos órgãos federais. A Federação das Associações de Municípios do RS (Famurs) ficou encarregada de apontar em que regiões do Estado as medidas são mais urgentes, como as localidades onde não há água para consumo humano e onde há poços perfurados que não podem ser aproveitados devido à falta de redes de abastecimento.

O governador aproveitou a VIII Marcha para lincar a questão do pacto federativo. Disse ele: Precisamos demonstrar que os municípios gaúchos não estão imobilizados em função da estiagem, mas precisam garantir aos produtores de suas regiões que serão encontradas soluções não apenas para a seca, como também para o fortalecimento do pacto federativo. Sobre esta matéria, Rigotto voltou a atacar a concentração de recursos pela União em detrimento dos estados e municípios. Disse que construir uma federação mais justa é a grande mudança que o Brasil precisa. Esta é uma luta não só dos prefeitos, mas de todos nós, afirmou o governador gaúcho no painel intitulado Federalismo: Competências e Fontes de Financiamento para o Fortalecimento do Poder Local.