Quem somos
Coberturas
Notícias
Revista
Enquetes
Classificados
Arquivo
José Golgerci
J. C. Lima
Políbio Braga
Colaboradores
Zero Hora
Correio do Povo
Diário Popular
O Globo
Gazeta Esportiva
Clima Tempo
Weather Channel
UFPel
Tempo Agora
Banco do Brasil
Banrisul
Bradesco
Caixa Federal
Santander
Secretaria Fazenda RS
Receita Federal
Proc. Geral da União
TRT
TRE
INSS
Detran-RS
Consulta CEP
Lista Telefônica
 
 

Embaixador do Brasil no Uruguai visita a fronteira sul

Planetsul 08/10/2007

Os municípios de Santa Vitória do Palmar e Chuí, receberam a visita de diplomatas e autoridades binacionais, nos dias 26 e 27 de setembro, com o objetivo tratar sobre as políticas de fronteira.

O encontro que teve dois momentos, um com autoridades uruguaias, no dia 26, e outro com autoridades brasileiras, no dia 27, na sede do consulado do Brasil, no Chuy. O encontro com as autoridades brasileiras contou com a presença do embaixador do Brasil no Uruguai, José Felício, do cônsul geral do Brasil no Uruguai, Ruy Carlos Pereira, do embaixador representante do Itamaraty em Porto Alegre, Claudio Lyra, do superintendente da Receita Federal, Luis Jair Cardoso, dos prefeitos, de Santa Vitória, Claudio Pereira-Batata e do Chuí, Hamilton Lima, do vice prefeito do Chuí, Ely Castro, do cônsul adjunto do Brasil, no Chuy, Antônio Ciraudo, entre outras autoridades da fronteira e zona sul.

A visita faz parte de uma série de encontros que estão sendo realizado em todas as cidades fronteiriças Brasil-Uruguai, com o objetivo de ouvir das comunidades as principais dificuldades e demandas pendentes. No encontro o embaixador Felício ressaltou a importância de serem tratadas as questões que facilitem a vida dos moradores nas cidades gaúchas na fronteira com o Uruguai. Temas essenciais como saúde pública, educação, trabalho, segurança, defesa sanitária e documentação, foram discutidos.

Na audiência com o embaixador, o prefeito Batata ressaltou assuntos como defesa civil, saúde, turismo, combate a epidemias e trabalho infantil, além da pesca na lagoa Mirim, cujas águas são binacionais “Somos representantes das comunidades que precisam se desenvolver e romper barreiras”, disse o prefeito.

Já o prefeito Hamilton falou da relevante atuação dos grupos de trabalho que discutem a saúde, educação, meio ambiente e segurança, dando ênfase entre as demandas, para a necessidade de criação de um grupo que discuta a área de comércio varejista e o turismo na fronteira.

Ainda no dia 26, o embaixador Felício visitou o porto de Santa Vitória, onde o prefeito Batata fez questão de acompanhar o diplomata que recebeu informações sobre a reativação da hidrovia da lagoa Mirim e ficou a par do projeto de restauração do prédio do porto que iniciará no próximo mês.