Quem somos
Coberturas
Notícias
Revista
Enquetes
Classificados
Arquivo
José Golgerci
J. C. Lima
Políbio Braga
Colaboradores
Zero Hora
Correio do Povo
Diário Popular
O Globo
Gazeta Esportiva
Clima Tempo
Weather Channel
UFPel
Tempo Agora
Banco do Brasil
Banrisul
Bradesco
Caixa Federal
Santander
Secretaria Fazenda RS
Receita Federal
Proc. Geral da União
TRT
TRE
INSS
Detran-RS
Consulta CEP
Lista Telefônica
 
 

O Exemplo de João Paulo II

Por Germano Rigotto*

No dia em que a fumaça branca se ergueu sobre o belo cenário da Praça São Pedro, anunciando que terminara o conclave convocado para a escolha do substituto de João Paulo I, eu estava ali, no meio da multidão, participando da expectativa dos fiéis e pude sentir a alegria que tomou conta de todos. Não considero esse fato uma coincidência, mas uma bênção, estreitamente associada emoção de ver aquele polonês jovial assomar à janela do Vaticano, proclamar seu ainda insuficiente domínio do idioma italiano, e a todos abençoar.
Mal podia imaginar eu que ali estava alguém, até então desconhecido de todos, que nas décadas subseqüentes se converteria na maior figura humana de seu tempo. E note-se que João Paulo II alcançou essa indiscutível posição exatamente no momento em que o planeta mais encolheu pelo avanço das comunicações e no qual mais se aceleraram as transformações da civilização. Note-se, também, que o inequívoco reconhecimento mundial foi conquistado sem uso de outros meios que não fossem a força do caráter, o poder do espírito, a autoridade moral e o serviço ao Bem. Note-se, por fim, que João Paulo II foi o primeiro entre todos sem ter, nem mesmo, buscado ser.
Não escrevo estas palavras apenas com o intuito de exaltá-lo no período de luto que sucede sua morte. Mais bem servida estará sua memória com nossas orações de agradecimento a Deus pelo convívio que nos proporcionou com esse seu estimado filho. Escrevo para apontá-lo como exemplo a ser seguido e como fonte de inspiração aos que aqui permanecemos dedicados, de alguma forma, ao serviço das comunidades.
Os valores que ele sempre sustentou num mundo tomado pelo relativismo moral, pelo egoísmo, pelo hedonismo, pelo desrespeito à vida e à dignidade de todas as pessoas, podem e devem continuar servindo de inspiração aos homens e mulheres de boa vontade. João Paulo II cumpriu como poucos, sua missão. Que este momento e seu exemplo sirvam para que cada um de nós avalie sua própria missão e a ela se dedique com o mesmo entusiasmo e sob os mesmos princípios perenes que o inspiraram.

*Governador do Estado