Quem somos
Coberturas
Notícias
Revista
Enquetes
Classificados
Arquivo
José Golgerci
J. C. Lima
Políbio Braga
Colaboradores
Zero Hora
Correio do Povo
Diário Popular
O Globo
Gazeta Esportiva
Clima Tempo
Weather Channel
UFPel
Tempo Agora
Banco do Brasil
Banrisul
Bradesco
Caixa Federal
Santander
Secretaria Fazenda RS
Receita Federal
Proc. Geral da União
TRT
TRE
INSS
Detran-RS
Consulta CEP
Lista Telefônica
 
 

Governo encaminha ao Parlamento projeto de reestruturação do IPE

PlanetSul – 05/04/2005

Chefe da Casa Civil, Alberto Oliveira acompanhado
do Presidente do IPE, Otomar Vivian, entrega
Projeto do IPE Previdência à Assembléia
Legislativa.
Foto: (Paulo Dias/ Palácio Piratini)

O chefe da Casa Civil, Alberto Oliveira, acompanhado do presidente do IPE, Otomar Vivian e de representantes de entidades de servidores públicos, encaminhou hoje (5) à Assembléia Legislativa o projeto de reestruturação do IPE. A entrega da proposta foi feita ao presidente do Legislativo, deputado Iradir Pietroski.
Alberto Oliveira destacou o trabalho de construção realizado entre o governo e servidores. “Por orientação do governador Germano Rigotto, nos dedicamos com muita seriedade na elaboração de um projeto que garantisse aos segurados, aposentados e pensionistas avanços administrativos fundamentais para o futuro do instituto”, afirmou, parabenizando o senso ético e responsável das entidades que participaram do processo de negociações.
Dentre os pontos relevantes apresentados na proposta, o secretário salienta a adoção do sistema de gestão compartilhada (Estado – Servidor), mediante participação paritária na ocupação de cargos no Conselho Deliberativo (seis representando o Estado e seis dos servidores), a confirmação do nome do presidente da autarquia, após indicação do governador, que só se dará após aprovação da Assembléia Legislativa e a extensão da responsabilidade civil e criminal à todos os diretores executivos, referente aos atos praticados nas suas áreas específicas.
Já Vivian avaliou a importância do conceito de racionalização, controle interno e eficiência. “O projeto prevê a implantação, na estrutura organizacional do IPE, de uma representação da Auditoria e Contadoria-Geral do Estado (CAGE). Com estas modernizações, teremos mais transparência e o instituto passará a se dedicar, exclusivamente, às áreas da Previdência e da Saúde dos servidores”, explicou.
O chefe da Casa Civil revelou ainda que a grande maioria das sugestões apresentadas pelas entidades representativas dos servidores foram atendidas. “O projeto não está sendo encaminhado com pedido de urgência, para que os parlamentares possam realizar os debates e os aperfeiçoamentos que julgarem pertinentes”, informou.
FOTO: Porto Alegre - RS, O Chefe da Casa Civil, Alberto Oliveira entrega Projeto do IPE Previdência à Assembléia Legislativa. Presente: o diretor presidente do IPE, Otomar Vivian e o presidente da Assembléia Legislativa, Iradir Pietroski.