Quem somos
Coberturas
Notícias
Revista
Enquetes
Classificados
Arquivo
José Golgerci
J. C. Lima
Políbio Braga
Colaboradores
Zero Hora
Correio do Povo
Diário Popular
O Globo
Gazeta Esportiva
Clima Tempo
Weather Channel
UFPel
Tempo Agora
Banco do Brasil
Banrisul
Bradesco
Caixa Federal
Santander
Secretaria Fazenda RS
Receita Federal
Proc. Geral da União
TRT
TRE
INSS
Detran-RS
Consulta CEP
Lista Telefônica
 
 

Prefeito Batata em entrevista

Planetsul 03/09/2007

 

O Prefeito Cláudio Pereira, Batata, recebeu nossa reportagem em seu Gabinete e gentilmente nos concedeu a entrevista que apresentamos a seguir.

Em um momento que interrompeu suas atividades burocráticas em seu gabinete, o Prefeito Batata falou da sua administração e eleições. Com a aproximação do final do ano, eleições municipais vão tomando conta das conversas entre partidos e a comunidade como um todo.

No próximo mês de outubro encerra o prazo de filiação para quem deseja concorrer nas próximas eleições, e isso acirra as discussões.

O Prefeito Batata em sua fala, não confirma sua presença como candidato a reeleição, em respeito aos partidos que o apóia, passando essa responsabilidade para eles na indicação do candidato. Mas o que vemos e sentimos é um Prefeito entusiasmado com os resultados que tem obtido e pronto para as eleições do próximo ano, seja como candidato ou cabo eleitoral, sendo que fica latente sua busca pela reeleição, mostrado até pela mobilização de seu gabinete.

Muita coisa ainda tem a acontecer até a definição dos nomes que concorrerão a Prefeito no próximo ano e as articulações de bastidor já estão fortes, antecipando uma boa briga para 2008.


PlanetSul - O Senhor considera que sua administração lhe credencia para sua reeleição e qual obra citaria como fundamental em seu governo?

Cláudio Pereira - Na verdade a nossa administração credencia o nosso Projeto político de desenvolvimento econômico e social do município, tendo inclusive implicações regionais, tanto no Brasil quanto no Uruguai. Nos propusemos e debatemos na campanha eleitoral um projeto político que tem início, meio e fim e em pouco mais de 2 anos de governo conseguimos formatar a cara do projeto à cidade e que credencia, como um forte projeto a ter continuidade na cidade. E é isso que vamos debater, o que foi construído no passado e o que foi construído por nós. Vai ser um bom debate, com certeza uma boa comparação, porque temos elementos muito fortes que mudaram o perfil da nossa cidade, a auto-estima de nosso povo, as condições de vida das pessoas e que ainda temos muito por fazer. Ainda temos mais um ano e meio de governo e muito ainda a fazer.
Esse projeto prossegue em novo mandato e isso tudo nos credencia com certeza.
Agora, a obra fundamental foi a inclusão social, garantindo as condições mínimas de vida digna, alcançando aos mais necessitados alimentação, trabalho e casa própria, passando por melhores condições de saúde e a democratização da educação de qualidade, chegando até a universidade pública e gratuita. Na verdade, governamos para todos.

PlanetSul - Estamos chegando ao final do ano e começa a tomar conta os comentários acerca das eleições do próximo ano. É corrente sua presença na busca da reeleição. Isso procede?

Cláudio Pereira - Eu tenho evitado a falar em eleição, pois não podemos antecipar o debate eleitoral do ano que vem. Começa os movimentos políticos naturais, normais e legítimos. Tenho me manifestado sempre que sou defensor de um projeto político e não um projeto pessoal. Meu trabalho é por um ideal e me conforta trabalhar por aqueles que mais precisam, fazendo pela nossa cidade e vê-la se desenvolver.
Tenho um projeto que não é defendido só por mim, mas por milhares de pessoas, por partidos políticos, como o meu partido, o PT, o PMDB, PSB e o PCdoB. Além de tantas outras pessoas que se juntaram a nós neste projeto.
Eu não sou candidato de mim mesmo, sempre afirmei que sou candidato de um projeto político. Se falam em reeleição fico satisfeito, é sinal que seu nome está bem aceito através de seu trabalho, mesmo com o desgaste natural do governo, o que é normal, isso é assim mesmo.

PlanetSul - Eleição é uma disputa. É certo que em outros pleitos sua posição era mais desfavorável que agora. Qual a maior dificuldade que o Senhor terá que enfrentar para o próximo pleito?

Cláudio Pereira - Primeiro lugar, se eu for candidato. Temos que respeitar o PT e nossos parceiros para a definição do nome. Acredito que nossa maior dificuldade é em ser governo. Aqueles que tiveram seus interesses contrariados, com certeza muita resistência. Aqueles setores que não tiveram em nosso mandato uma prioridade maior, pois tinham outros com muito mais problemas, com certeza teremos algumas resistências e isso é o desgaste natural de ser governo. Passado o primeiro encantamento da eleição vem a realidade dura e crua do ser governo.
Sempre tivemos uma postura muito franca e honesta com o povo de Santa Vitória, não vai nos faltar, pois sempre explicamos o que não fizemos, bem como a humildade de dizer porque não conseguimos fazer, reconhecendo que temos muito a fazer, muitos desafios a enfrentar e superar. Assim como deram, nos últimos 5 mandatos, 2 para um e 3 para outro, o povo irá reconhecer e nos dar mais um mandato para nosso projeto. Não dá para comparar os 20 anos que se passaram com apenas 3 anos de nosso atual mandato.

PlanetSul - Com relação a coligações o Senhor e seu Partido tem avançado nas conversações com outros partidos para apóia-lo ou considera que ainda é cedo para isso?

Cláudio Pereira - Acredito que ainda é cedo, temos trabalhado muito no governo, pois temos muitos projetos em andamento. Claro que temos aprimorado nossas relações com partidos aliados, inclusive no Governo PT sempre tem alguma crise, pois encontramos a dificuldade no mecanismo do ser governo e do ser partido, saber separar esses interesses. Muitas vezes é difícil as pessoas entenderem uma crítica do próprio partido e isso é natural, pois nosso governo não é só do PT, também é do PMDB, PSB e do PCdoB, de um conjunto de forças que nos apoiaram que não tem partido. Estamos sempre buscando a ampliação do diálogo com outros partidos para que possamos também dividir os louros do governo, para que possamos agregar mais idéias, mais pessoas entusiasmadas e felizes com a oportunidade de melhorar a vida de nossa cidade.
Não queremos exclusividade nessa questão. Queremos parceiros.
O ato de governar também nos leva a comemorações, e temos que comemorar muitos avanços alcançados. A divisão dessa responsabilidade com outras pessoas e outras forças políticas para que a pluralidade seja a cara de nosso governo.

PlanetSul - Para finalizar:

Cláudio Pereira - Agradeço a deferência especial da Planetsul, e dizer que espero no ano e meio que resta de mandato cumprir a expectativa em nós depositada pelo povo de Santa Vitória. Temos muito a fazer, mas temos certeza que hoje podemos afirmar claramente que muita coisa mudou e mudou para melhor. Os indicadores econômicos e sociais nos mostram isso. Tenho a tranqüilidade e a certeza de que todos os problemas que enfrentamos no início de nosso mandato essa realidade foi alterada, com grandes avanços para nossa cidade. Nossa cidade, nosso povo é muito melhor do que há dois anos e meio atrás e que o ano que vêm vai ser melhor ainda. Para isso estamos trabalhando muito com muitos projetos.
Estamos no caminho certo, estamos com o passo certo!