Quem somos
Coberturas
Notícias
Revista
Enquetes
Classificados
Arquivo
José Golgerci
J. C. Lima
Políbio Braga
Colaboradores
Zero Hora
Correio do Povo
Diário Popular
O Globo
Gazeta Esportiva
Clima Tempo
Weather Channel
UFPel
Tempo Agora
Banco do Brasil
Banrisul
Bradesco
Caixa Federal
Santander
Secretaria Fazenda RS
Receita Federal
Proc. Geral da União
TRT
TRE
INSS
Detran-RS
Consulta CEP
Lista Telefônica
 
 

 

Emergência Estadual

PlanetSul – 03/03/2005

Decreto de emergência estadual ganha força entre prefeitos gaúchos.
Chefes dos executivos municipais acreditam que medida jurídica pode funcionar como um bom elemento de pressão durante Marcha a Brasília.

Deputado Jerônimo Goergen

A proposta de edição de decreto único válido para todo o Rio Grande do Sul está ganhando força entre os prefeitos que já decretaram situação de emergência. A afirmação é do vice-líder da bancada do PP na Assembléia Legislativa, deputado Jerônimo Goergen, que nesta quarta-feira (02) esteve reunido com o coordenador da Defesa Civil Estadual, coronel Reuvaldo Antônio Vasconcellos Ferreira. O parlamentar acompanhou uma comitiva de prefeitos do Vale do Taquari, que reivindicou maior agilidade na homologação dos decretos. Pelo menos 397 municípios já enviaram seus decretos individuais à Defesa Civil Estadual. Destes, 322 foram vistoriados e cerca de 200 homologados.

Para Jerônimo, o processo burocrático das homologações poderá inviabilizar as ações de combate à seca. O parlamentar lembra que na próxima semana acontece a Marcha dos Prefeitos a Brasília. "Os chefes dos executivos municipais sabem que esta será a melhor oportunidade de pressionar o governo Federal a liberar os recursos. Por isso, eles apostam no decreto único, um instrumento jurídico amplo, que transformaria o Estado em prioridade número um perante a União", analisa. Jerônimo adverte que a pressão entre os produtores está aumentando. Neste final de semana acontecem diversas mobilizações regionais no Estado. "Se dentro de uma semana não houver nenhum avanço, organizaremos uma grande manifestação, a exemplo do que ocorreu em Goiás", antecipa.