Quem somos
Coberturas
Notícias
Revista
Enquetes
Classificados
Arquivo
José Golgerci
J. C. Lima
Políbio Braga
Colaboradores
Zero Hora
Correio do Povo
Diário Popular
O Globo
Gazeta Esportiva
Clima Tempo
Weather Channel
UFPel
Tempo Agora
Banco do Brasil
Banrisul
Bradesco
Caixa Federal
Santander
Secretaria Fazenda RS
Receita Federal
Proc. Geral da União
TRT
TRE
INSS
Detran-RS
Consulta CEP
Lista Telefônica
 
 

Dívida faz UCPel suspender as aulas em Santa Vitória

Planetsul 03/03/2004

Reitor da UCPel, Alencar Mello Proença

A Fundação Educacional Santa Vitória do Palmar pode ter seus cursos cancelados ou transferidos para outro estabelecimento que tenha interesse em conveniar-se com a UCPel. Esta é a informação do Reitor Alencar Proença, em entrevista a Planetsul, no último dia 02.

Proença colocou toda a situação vivenciada novamente pela Fundação, do ponto de vista financeiro e organizacional. Segundo ele, a Fundação não demonstrou até o momento, de que forma será possível o cumprimento do seu compromisso com a UCPel. A exemplo do mesmo período do ano passado, quando o montante devido à Universidade Católica foi renegociado, possibilitando o retorno às aulas, novamente a Fundação Educacional se vê diante de compromissos financeiros em aberto com aquela Universidade.

A situação atual se agrava já que a Fundação ainda não cumpriu o pagamento do débito anteriormente negociado, sendo que ao longo de 2003 ampliou-se o passivo junto a UCPel em perto de 400 mil reais. Tudo isso culminou com o recente afastamento da Presidente da Fundação, profª Elza Santos, sem até o momento, segundo o Reitor, ter sido apresentado formalmente o novo presidente.

O Reitor Alencar Proença, não deu garantias de início das aulas, por conta das dificuldades em manter os altos custos dos cursos ministrados em Santa Vitória, sem o devido retorno, compromisso da Fundação. Deixou clara sua insatisfação pela pouca mobilidade dos órgãos que compõe a Fundação Educacional de Santa Vitória na busca das soluções que o caso exige.

Salientou que tomou a iniciativa de enviar a Santa Vitória, equipe especializada em contabilidade e administração para a realização de uma radiografia da fundação. Porém, esta iniciativa parece não ter sensibilizado a administração local, que até o momento não ofereceu qualquer proposta para sanar o débito existente junto a UCPel.

O Reitor não forneceu nenhuma garantia de início das aulas em Santa Vitória, destacando que o problema deve ser resolvido pela Fundação Educacional, viabilizando a continuidade dos Cursos.