Quem somos
Coberturas
Notícias
Revista
Enquetes
Classificados
Arquivo
José Golgerci
J. C. Lima
Políbio Braga
Colaboradores
Zero Hora
Correio do Povo
Diário Popular
O Globo
Gazeta Esportiva
Clima Tempo
Weather Channel
UFPel
Tempo Agora
Banco do Brasil
Banrisul
Bradesco
Caixa Federal
Santander
Secretaria Fazenda RS
Receita Federal
Proc. Geral da União
TRT
TRE
INSS
Detran-RS
Consulta CEP
Lista Telefônica
 
 

Semana Farroupilha começará em julho

PlanetSul – 02/05/2005

Apostando em uma Semana Farroupilha melhor que a do ano passado, quando o desfile de 20 de setembro foi realizado abaixo de chuva, o governador Germano Rigotto orientou em reunião na quinta-feira (28) que a comemoração deverá começar em julho, quando os gaúchos serão estimulados a se vestir com as cores da bandeira do Rio Grande, amarelo, verde e vermelho. Participaram da reunião os secretários do Turismo, Luís Augusto Lara, e da Cultura, Roque Jacoby, mais o presidente do Movimento Tradicionalista Gaúcho, Manoelito Savaris. As duas secretarias, o MTG e a Brigada Militar serão responsáveis pela coordenação dos festejos.

Em 2003, o desfile temático foi realizado na Capital e em três cidades do Interior. Em 2004, oito cidades apresentaram a alegoria, e, para 2005, a expectativa do secretário Lara é de que 15 municípios promovam o desfile temático. O tema deste ano será O Gaúcho, Usos e Costumes. A pasta do Turismo já trabalha para atrair visitantes ao RS, pois o evento farrapo tem tudo para representar economicamente o que a festa de Parintins significa para o estado do Amazonas, comparou Lara. Ao mesmo tempo, a comemoração gaúcha é geradora de emprego e renda, disse ele.

Para o presidente do MTG, o tema deste ano valorizará o significado da indumentária gaúcha, desde a maneira como se vestiam os antepassados até o uso da bota e da bombacha, como ocorre atualmente. A faca, um dos símbolos da cultura nativa, faz parte do corpo do gaúcho e assim será apresentada, sugere Savaris. Abordado de forma didática, o tema deverá fixar a identidade do gaúcho, o que, segundo o dirigente do MTG, vale também para a música, o churrasco, a relação com o cavalo, o nativismo. Buscaremos mostrar esses itens e como eles influenciaram a história, projetou Savaris.

Conforme o governador, a Semana Farroupilha é um dos acontecimentos mais importantes do calendário gaúcho