Quem somos
Coberturas
Notícias
Revista
Enquetes
Classificados
Arquivo
José Golgerci
J. C. Lima
Políbio Braga
Colaboradores
Zero Hora
Correio do Povo
Diário Popular
O Globo
Gazeta Esportiva
Clima Tempo
Weather Channel
UFPel
Tempo Agora
Banco do Brasil
Banrisul
Bradesco
Caixa Federal
Santander
Secretaria Fazenda RS
Receita Federal
Proc. Geral da União
TRT
TRE
INSS
Detran-RS
Consulta CEP
Lista Telefônica
 
 

Greve do Magistério

Planetsul – 02/03/2004

Encontro dos professores discutiu greve na cidade

É fraca a mobilização do magistério estadual em Santa Vitória do Palmar. Na última quarta-feira (31), à noite, nas dependências da Escola Manoel Vicente do Amaral, reuniram-se professores das quatro escolas estaduais no município, para discutirem juntamente com a representação do Cpers-Sindicato em Santa Vitória, pontos relevantes a respeito do movimento de greve.

O baixo número de professores que compareceu à reunião já indicava a incerteza quanto à adesão ao movimento. A reunião começou às 19:00 horas, terminou por volta de 20:30 horas, quando a maioria dos presentes decidiu por não aderir a greve.

Dentre os assuntos tratados, os professores contestaram a postura do governo, que segundo eles, pressiona a classe com ameaças de desconto dos dias paralisados, recuperação das aulas após 2 de janeiro, além da solicitação através da 18ª CRE, às direções das escolas, da relação com nomes de todos os professores em greve, bem como sua situação funcional (estágio probatório ou contratados), o que vem ocorrendo desde o 1º dia da paralisação.

Na ocasião, foi apresentado documento enviado pela assessoria jurídica do Cpers, buscando esclarecer o direito, também dos professores em estágio probatório, de adesão à greve.

A classe reivindica reposição de 28% nos salários, apontando ainda a reforma do IPE como mais uma perda, já os professores tiveram seus descontos ao Instituto, acrescidos em 3 pontos percentuais.