Quem somos
Coberturas
Notícias
Revista
Enquetes
Classificados
Arquivo
José Golgerci
J. C. Lima
Políbio Braga
Colaboradores
Zero Hora
Correio do Povo
Diário Popular
O Globo
Gazeta Esportiva
Clima Tempo
Weather Channel
UFPel
Tempo Agora
Banco do Brasil
Banrisul
Bradesco
Caixa Federal
Santander
Secretaria Fazenda RS
Receita Federal
Proc. Geral da União
TRT
TRE
INSS
Detran-RS
Consulta CEP
Lista Telefônica
 
 

EMPREENDEDORISMO

Programa Redes de Cooperação

PlanetSul – 01/12/2004

A mudança dos padrões de competição trouxe uma nova realidade para todas as empresas, independente do seu tamanho e localização.
Para as pequenas empresas, essa nova situação representa ao mesmo tempo uma ameaça quanto uma oportunidade. Muitas delas, por exemplo, perceberam tarde demais que seu mercado antes cativo agora era alvo de concorrentes externos maiores ou mais organizados. Porém, outras entenderam que a nova realidade globalizada e interconectada poderia oferecer novas oportunidades, como novos mercados e novos negócios.
Nesse sentido, micro e pequenas empresas têm optado em número cada vez maior pela constituição de redes com outras empresas do setor, visando o fortalecimento da sua competitividade e a possibilidade de enfrentar os novos concorrentes em melhores condições de competição. Essas redes de empresas são grupos de firmas que cooperam no desenvolvimento conjunto de um projeto, complementando-se umas às outras e especializando-se para superar problemas comuns, adquirir eficiência coletiva e penetrar novos mercados.

REGIÕES SUL, CENTRO-SUL E CAMPANHA CONTAM COM REDE DE CONSTRUÇÃO

O Programa Redes de Cooperação, coordenado pela Secretaria do Desenvolvimento e dos Assuntos Internacionais (Sedai) em parceria com a Universidade Católica de Pelotas, lança, nesta quinta-feira (02/12) a Rede Macsul, da Associação dos Lojistas de Materiais de Construção, às 19 horas, na Avenida Nonô Centeno, 281, em São Lourenço do Sul. A rede é formada por 11 empresas dos municípios de Bagé, Camaquã, Candiota, Herval do Sul, Jaguarão, Pelotas, Morro Redondo, Rio Grande, São Lourenço do Sul e Turuçu. A Macsul, que possui um faturamento anual aproximado de R$ 15.000.000,00, tem em média 290 fornecedores e gera 250 empregos diretos e indiretos. Na união, a rede já obteve como conquistas uma associação jurídica estabelecida, a marca compartilhada, parceria e preço garantido por seis meses com fornecedores e redução dos preços. Com o lançamento da Macsul, o Programa Redes de Cooperação e a Ucpel, nas regiões Sul e Centro-Sul, passam a apoiar 16 redes, sendo que 8 já estão constituídas e as outras 8 em processo de formação. No total, estas redes contam com 195 empresas associadas.
O Programa já apoiou 120 redes de cooperação no Estado, com 2.500 empresas associadas e geração e manutenção de 25 mil postos de trabalho. As redes reúnem empresas que possuem objetivos comuns, em uma entidade jurídica estabelecida, mantendo a independência e a individualidade de cada associada. A formação de uma rede permite a realização de ações conjuntas que facilita a solução de problemas comuns viabilizando novas oportunidades. Entre os benefícios destacam-se as melhorias nas negociações, o marketing compartilhado, oferta de serviços e troca de informações e aprendizagem.
A negociação em rede permite conquistar condições mais vantajosas aos envolvidos, com um volume maior de negócios e de novos mercados. Sendo assim, caem os custos na compra de matéria-prima, ajustam-se os prazos e pode-se buscar mais qualidade nos produtos adquiridos. A união de empresas possibilita desenvolver campanhas publicitárias para a rede, melhorando a comunicação com os consumidores ao mesmo tempo que fortalece a marca com o nome da rede. Os serviços como o de garantia de crédito, o de prospecção e divulgação de oportunidades, o de auxílio contábil e técnico-produtivo, podem ser contratados pelas redes para superar dificuldades impostas aos seus associados.

Um belo exemplo a ser seguido. Nota-se a tendência do mercado neste sentido, formando estas redes de cooperação, onde pequenos e médios negócios poderão competir com os grandes. Aqui em Santa Vitória do Palmar o exemplo é a união das farmácias, na rede Tche, unificando o marketing, negociação com fornecedores e outras ações importantes que, em conjunto, estas empresas buscam para oferecer as melhores condições de atendimento a seus clientes.