Quem somos
Coberturas
Notícias
Revista
Enquetes
Classificados
Arquivo
José Golgerci
J. C. Lima
Políbio Braga
Colaboradores
Zero Hora
Correio do Povo
Diário Popular
O Globo
Gazeta Esportiva
Clima Tempo
Weather Channel
UFPel
Tempo Agora
Banco do Brasil
Banrisul
Bradesco
Caixa Federal
Santander
Secretaria Fazenda RS
Receita Federal
Proc. Geral da União
TRT
TRE
INSS
Detran-RS
Consulta CEP
Lista Telefônica
 
 

Câmara de Vereadores
Repercussões da Sessão que cassou o Vereador Aluisio Machado

Presidente da Comissão analisa Sessão

PlanetSul 01/03/2004

Vereador Boa Nova, Presidente da Comissão Processante.

O presidente da Comissão Processante, Vereador Marco Antônio Boa Nova (PSDB), analisando o encaminhamento da sessão, declarou que, apesar da argumentação da defesa a respeito da possível inobservância do prazo constitucional para tramitação e julgamento do processo, a Câmara Municipal cumpriu seu papel.

Boa Nova defendeu que o prazo de 90 dias previsto para conclusão dos trabalhos, foi cumprido pela Comissão, observando que o Ato Legislativo que prorrogou o prazo para a realização da sessão, com vistas a apresentação e votação do parecer do relatório final, está previsto no regimento interno da Câmara, portanto, não houve qualquer arbitrariedade ou inconstitucionalidade por parte do Legislativo Municipal na condução do processo.

Segundo o Presidente, os 12 votos a favor do relatório final deixam claro a comprovação de culpabilidade do acusado, por quebra de decoro parlamentar, cujo Regimento Interno da Câmara prevê a cassação de mandato.

Apesar das afirmações do Presidente da Comissão Processante, este não descarta a possibilidade de retorno do Vereador Aluisio a seu mandato. Os recursos do acusado no âmbito da Câmara foram esgotados com a votação da última sessão. Cabe agora ao ex-vereador, recorrer à Justiça e, no seu amplo direito de defesa, comprovar a eventual inconstitucionalidade do ato de cassação, defendida pelo seu advogado.