Quem somos
Coberturas
Notícias
Revista
Entrevistas
Enquetes
Arquivo
José Golgerci
Políbio Braga
Colaboradores
Zero Hora
Correio do Povo
Diário Popular
O Globo
Gazeta Esportiva
Clima Tempo
Weather Channel
UFPel
Tempo Agora
Banco do Brasil
Banrisul
Bradesco
Caixa Federal
Santander
Secretaria Fazenda RS
Receita Federal
Proc. Geral da União
TRT
TRE
INSS
Detran-RS
Consulta CEP
Lista Telefônica
 
 

FÁBRICA DE GELO – PRODUTO DE EXPORTAÇÃO

No ano de 1937, nossa cidade viu-se agraciada pela Prefeitura Municipal, tendo como prefeito, o médico Osmarino de Oliveira Terra, com uma FÁBRICA DE GELO que proporcionou um grande melhoramento, tanto na saúde, como na alimentação, em especial quando não existiam as geladeiras modernas e que devido a marca das primeiras e mais populares que por aqui vieram, depois, de 50 com FRIGIDAIRE, este nome passou, por muito tempo, ao invés de dizermos refrigerador, aplicava-se o logotipo do utilíssimo móvel.
Esta repartição foi instalada no terreno da Usina Municipal e ai era produzido este importante produto, vendido à população, pelo preço de 300 R$, o kilo. A firma Byington foi a vencedora da concorrência para a instalação das máquinas e posteriormente, o local foi dotado de um gerador a diesel, a fim de, tornar a mesma, independente dos horários da energia elétrica da localidade.
No dia 3 de fevereiro desse ano houve uma grande festa para que o Poder Público apresentasse tal melhoria. Nesse instante, o produto saído, foi distribuído àqueles que o desejassem de forma gratuita.
Estava concretizado mais um passo para o nosso desenvolvimento comunitário com um avanço ímpar dentro desta sociedade.
Já nos anos 40, mais precisamente, no dia 7 de dezembro de 1943, em plena guerra e sofrendo o planeta do mais rude ataques e as dificuldades econômicas, a firma ANSELMI e CIA, sediada em Rio Grande e com filiais em Curral Alto, Arroito e na sede, resolveu instalar uma rede de açougues, dotados de grandes melhoramentos e que eram chamados de “AÇOUGUE MODELO”. Aqui, foi edificado um próprio desse ramo comercial, para atender a gente da terra.
Na esquina das ruas 7 de setembro com Conde de Porto Alegre, foi criada a segunda FÁBRICA DE GELO, cuja casa ainda está nesse endereço, embora com outras finalidades, mas que, podemos ver no frontispício dele o nome fantasia.... A instituição em apreço era dirigida pelo sr. Oto Anselmi deste Rio Grande e tendo como gerente local, Humberto Russumano. Foi seu primeiro comandante Atílio Cogno saído de uma família que, quase todos, serviram a tão importante empório santa-vitoriense e tendo como chefe do clã ou italiano de Toscana, Ludovico Cogno conhecido por “Toscano”, cujo apelido ficou impregnado entre nós. Mais tarde, depois do conflito, a direção do AÇOUGUE MODELO, passou a Nardi Azevedo.
Para difundir o comércio de carnes, Anselmi e Cia. aumentou sua rede de distribuição, aproveitando as instalações de outros negócios congêneres, como o de Domingos Petruzzi, na rua Barão do Triunfo, hoje, Don Diogo de Souza, e mais dois, na rua Carvalho Porto, agora, denominada de Campos Neutrais e nos antigos negócios de Mariano Barberena e Galdino Acunha.
Devido ao sucesso do empreendimento foram construidos dois locais especiais como o da Barão do Rio Branco, em frente ao Colégio Estadual Santa Vitória do Palmar e outro na vila Darci Vargas, no porto, onde, posteriormente foi a residência do sr. Ari Dias de Oliveira. Para abastecer essas casas de carnes compraram um caminhãozinho e adaptado para o referido transporte dirigido pelo seu José.
A FÁBRICA DE GELO, seguiu abastecendo a população citadina, principalmente nos meses quentes de novembro, dezembro e março, já que os tempos de mais calor o grosso do pessoal estava nas praias.
Algumas pessoas compravam o gelo e em carrocinhas, faziam a distribuição, a modo dos padeiros, passando pacientemente pelas moradias dos fregueses que possuiam as geladeiras forradas de latão. Nada mais era que guardar tão avançado produto e quando acontecia uma grande festa, fazia-se encomenda que chegava no momento certo.
Por fim, além da carne, lã, graxa e couros, que eram de exportação, o nosso gelo muitas vezes, era levado para as vilas do Chuí brasileira e uruguaia, mas o mercado mais promissor formava-se na então cidade de Castilhos no outro lado da fronteira, na distância de mais de 100 km.
Assim foi descrita esta realização comercial servindo como exemplo que, mesmo nos momentos de crise, a diversificação de nossa economia, pode vir a ser uma solução nestes dias em que comemoramos os bem vindos 150 anos.



 
A FÁBRICA DE GELO DO AÇOUGUE MODELO
 
NO AÇOUGUE MODELO, EM FRENTE À FABRICA DE GELO, ESTÃO DE PÉ, HONORATO, GUILHERME, NADIR SELLAYARAN, VOLMER DOS SANTOS, RUTE TERRA E FILOMENO ALMADA (O FILONGO) - SENTADOS - ATÍLIO COGNO, CLARA PINTO, IRIA COGNO, GENECI ACOSTA
 
SR. LUDUVICO COGNO - O SEU TOSCANO COM OS FUNCIONÁRIOS DA FIRMA DURANTE UMA FESTA.(PERTENCE A FAMÍLIA DO RETRATADO)(AS FOTOS 2 E 3 PERTENCEM A LÍGIA COGNO)
A ESQUERDA DA USINA MUNICIPAL VEMOS O PRÉDIO CONSTRUÍDO PARA ABRIGAR A FÁBRICA DE GELO DA PERFEITURA (ACERVO DO AUTOR)



 


Homero Suaya Vasques Rodrigues
homero@planetsul.com.br