Quem somos
Coberturas
Notícias
Revista
Entrevistas
Enquetes
Arquivo
José Golgerci
Políbio Braga
Colaboradores
Zero Hora
Correio do Povo
Diário Popular
O Globo
Gazeta Esportiva
Clima Tempo
Weather Channel
UFPel
Tempo Agora
Banco do Brasil
Banrisul
Bradesco
Caixa Federal
Santander
Secretaria Fazenda RS
Receita Federal
Proc. Geral da União
TRT
TRE
INSS
Detran-RS
Consulta CEP
Lista Telefônica
 
 

POSTO DE HIGIENE – ORGÃO ESTADUAL DE RESPEITABILIDADE E CONFIANÇA

Entre tantas instituições do Estado que funcionam em nosso meio, o Posto de Saúde, que antes se chamava POSTO DE HIGIENE, é talvez, o que mais mereça credibilidade e confiança entre os munícipes, não só em nossa terra, mas em todo o Rio Grande do Sul.
Primeiramente funcionou aqui na Saldanha Marinho, onde atualmente é a residência da professora Elizabete Mendonça Corrêa, e chamado DISPENSÁRIO PÚBLICO, órgão federal que levava o n. 95 e que antecedeu à instituição agora retratada.
Dizem pessoas de mais, que o mesmo surgiu para erradicar enfermidades mortais e contagiosas, principalmente as viróticas e a terrível tuberculose.
O POSTO DE HIGIENE, provavelmente, instalado nesta cidade nos alvores da década de 30, foi assumindo as funções daquele que terminou por se extinguir, mas deixou um rastro, também, de credibilidade.
Este serviço do poder público estadual teve na esfera do território rio-grandense o número 54 e funcionava com grandes dificuldades, tanto em cômodos, já que não possuía sede própria.Primeiro na informação da funcionária Ligia Spotorno Petruzzi, foi instalado numa residência que hoje é da família.de Odorico Mendonça, na esquina das ruas Neyta Ramos e Mirapalhete, em frente à Prefeitura Municipal, para depois se transladar para a Maçonaria, numa casa do árabe Mário Martins, posteriormente , numa do sr Magnoni na quadra da rua Conde de Porto Alegre ,entre as ruas Campos Neutrais e Osvaldo Anselmi, vindo em seguida para um estabelecimento construído pelo funcionário Taciano Martins, novamente na Saldanha Marinho quase Mirapalhete, para finalmente , se instalar no edifício situado na rua Barão do Rio Branco.
O atendimento era de forma gratuita, principalmente à camada mais pobre da população, dando além de assistência médica e laboratorial, alimentação para a infância, auxílio à maternidade e cuidados com as enfermidades contagiosas.
Havia um serviço especialmente relação às doenças transmissíveis: em um dia da semana, as prostitutas de nossos bordéis deveriam passar por um exame rigoroso garantindo, assim a sanidade de muitos.
O trabalho de pesquisa era feito pelo laboratorista Taciano Martins, aqui citado anteriormente,, demonstrando o seu grande amor a essa casa de Saúde a que serviu por toda vida profissional.
Funcionários que são lembrados com saudade porque nesta fase heróica, faziam todos os sacrifícios para que o Posto de Higiene seguisse a sua senda de cuidados com a saúde de nossa gente.É grato citar a Ligia, o Taciano, o Jair, que era conhecido como o Jair do Posto, o bondoso Leonel, o Chagas, o Thompson, a Ecmar Redin, a Lourdes Ravara, o Propício, a Ceneir, o Maurílio, o Pedro e a Neli, o Bonifácio, os dentistas Zenaide e Ceslau e a doméstica e preparadora de alimentos Henriqueta.
Se alguns faltaram nesta relação, fica por conta de tantos que honraram com seu trabalho e dedicação no bem servir aos conterrâneos.
.Mas a figura mais importante dentre todos que ali lutaram está a de um médico que dedicou toda sua vida no exercício do sacerdócio da medicina e que , quando numa profissão que rendia fortunas, saiu dali ,inclusive no período em que foi Prefeito,dividindo as funções em ambos locais, de uma maneira digna,com poucas posses, mas com a consciência do dever cumprido, além do reconhecimento do povo de Santa Vitória do Palmar.FRANCISCO OSVALDO ANSELMI, que esta gente sulina chorou a sua morte e como acontecera com o prático em medicina, o uruguaio Justino Amonte Anacker, provocou o maior desfile fúnebre, por ocasião do seu falecimento em 14 de fevereiro de 1963.
Este homem teve a acompanhá-lo outros doutores, como Décio Martins Costa,e os jovens Luis Carlos Scherer, Carlos Rotuno,Manuel Barberena,entre outros.
Hoje o sistema de saúde está muito difundido, inclusive quando o poder público municipal se associou a tão importante tarefa de cuidar da cuidar da saúde de nossa gente sofrida mas que sempre estará contando com a atenção de novos profissionais que não poderão nunca esquecer daqueles que lutaram ,muitas vezes em precária situação, repito lutaram para o bem comum.
Repitimos que se algumas pessoas não foram citadas nesta longa relação, saibam que todos, numa associação de fé foram responsáveis pelo andamento de saúde nestas plagas do sul e é por isso que agora desfrutamos de uma vida melhor dentro das grandes dificuldades e desafios que temos pela frente.
POSTO DE HIGIENE - atual POSTO DE SAÚDE, local onde levamos as nossas angústias físicas na esperança de um futuro saudável e com a fé do exemplo dado em tempos atrás.

 

Laboratorista Taciano.
O local de trabalho do Taciano.
Médico Francisco Osvaldo Anselmi, o mais importante chefe do Posto de,
Higiene, na simplicidade do seu local de trabalho .
 
Funcionários do Posto de Higiene em 1941.
Médicos Osvaldo e Scherer em 1961, cercados pelas mães e crianças de Saúde Infantil.
Todo material fotográfico pertence ao acervo da pesquisadora e funcionária do posto de Higiene a quem agradecemos as informações para este trabalho, Lígia S. Petruzzi

 

Homero Suaya Vasques Rodrigues
homero@planetsul.com.br