Quem somos
Coberturas
Notícias
Revista
Entrevistas
Enquetes
Arquivo
José Golgerci
Políbio Braga
Colaboradores
Zero Hora
Correio do Povo
Diário Popular
O Globo
Gazeta Esportiva
Clima Tempo
Weather Channel
UFPel
Tempo Agora
Banco do Brasil
Banrisul
Bradesco
Caixa Federal
Santander
Secretaria Fazenda RS
Receita Federal
Proc. Geral da União
TRT
TRE
INSS
Detran-RS
Consulta CEP
Lista Telefônica
 
 

FIM DA GUERRA – REDEMOCRATIZAÇÃO DO BRASIL

COMEÇA UMA NOVA ERA PARA SANTA VITÓRIA DO PALMAR – THEONILO SOARES DA COSTA

Em maio de 1945 terminou o conflito mundial com a vitória da Democracia contra os paises do Eixo (Alemanha, Itália e Japão). O planeta jamais seria o mesmo: a Bomba Atômica não permitiria outro conflito internacional de grandes proporções como que findou, porque seria o fim deste globo terrestre.
As forças políticas e econômicas ficaram divididas em Socialismo e Capitalismo, provocando o surgimento como grande potência, a União Soviética, uma das vencedoras da terrível guerra e a ascensão dos EUA, comandando o mundo ocidental. Era o começo da Guerra Fria.
Nosso pais, lutou pela democracia nos campos da Europa, inclusive, com a presença de muitos Mergulhões que para a nossa satisfação, nenhum deixou seus restos no outro lado do Atlântico. Chegou a hora do Fascismo verde-amarelo, tendo como comandante o ditador Getúlio Vargas, extinguir-se, voltando a reinar entre nós, a liberdade, que é a condição do homem, depois de sua existência. Termina assim, esse período que, embora haja sido de grande desenvolvimento, teve como importante apanágio negativo, uma série de limitações sociais e horrores que só as ditaduras dão com grande intensidade.
Criaram-se Assembléias Estaduais, já que estas divisões territoriais da Nação passaram a ter autonomia e nunca soberania, como os Estados da Federação “Norte Americana”. Também, estas foram constituintes pelos motivos expostos acima.
Surgiram nas menores células políticas do pais a formação das Câmaras de Vereadores (também constituintes) para legislar na área da municipalidade e dar forma à Lei Orgânica Municipal e por fim, os prefeitos, eleitos pela vontade direta dos munícipes, em todo o Brasil.
A era dos interventores estava passando, estes permanecendo nos cargos até a promulgação de nossa Carta Magna. Pela vontade pessoal do atual mandatário agr. Guilherme de Souza Castro que exigiu o seu afastamento do executivo, assumiu a Prefeitura Municipal de nossa terra o bel. THEONILO SOARES DA COSTA.
Este homem público, nosso conterrâneo, seguiu a filosofia administrativa de seu antecessor, companheiro e amigo, e teve como destaque a solução da energia elétrica que, infelizmente, não conseguiu, mas dedicou grande parte de suas atividades gerenciais em dotar o nosso interior de estradas trafegáveis, já que pela falta de material mais sólido, como pedras e saibro, era de difícil consumação.
Mas a grande obra deste santa-vitoriense frente ao poder administrativo foi o andamento dos trabalhos do porto e da faixa, que viria até a nossa cidade, mas muito mais importante, foi o domínio as ações políticas, num momento em que as antigas rivalidades partidárias voltavam à tona, quando os partidos da República – Velha, chegavam agora, como outros nomes, mas guardando a essência filosófica e de interesses no domínio da causa pública, com seus ódios e rancores adormecidos.
Era o momento da organização das agremiações que tinham como finalidade primeiras “conseguir, exercer e continuar com o Poder”. As entidades referidas que serão objeto de uma nova crônica, eram o PARTIDO SOCIAL DEMOCRÁTICO – o PSD, a UNIÃO DEMOCRÁTICA NACIONAL – a UDN, o PARTIDO TRABALHISTA BRASILEIRO – o PTB, o PARTIDO LIBERTADOR – o PL, o PARTIDO COMUNISTA BRASILEIRO – o PC e o PARTIDO INTEGRALISTA BRASILEIRO – o PRP.
Nessa situação, o bel. THEONILO SOARES DA COSTA, apresentou sua demissão porque tencionava candidatar-se a Vice-Prefeito na chapa onde encabeçava o médico Osvaldo Russumano Anselmi, pelo PSD.
Este homem de grande atuação em nossa comunidade não conseguiu continuar na carreira política sendo derrotado mas sua obra representou um marco de honestidade, principalmente, tendo como acompanhante a figura do dr. Guilherme que mesmo interventor de um governo que estando no bojo de uma “ditadura feroz”, soube respeitar os seus adversários, mostrando que, mesmo na adversidade, o homem deve aceitar os que lhe são contrários, para que tenham num futuro, o respeito dos seus e não terminem a vida na obscuridade e sem lembranças daquilo que poderia ter feito e somente recordem-se dele como exemplo de mau caráter e agressor das leis vigentes.
THEONILO SOARES DA COSTA foi um desses indivíduos que marcaram a sua passagem pelos Campos Neutrais e deixaram uma réstea de luz que foram o exemplo a ser seguido pelos demais.

Construção precária das estradas interioranas
Outra vista da estrada
Jornal Sul do Estado

 


Homero Suaya Vasques Rodrigues
homero@planetsul.com.br