Quem somos
Coberturas
Notícias
Revista
Entrevistas
Enquetes
Arquivo
José Golgerci
Políbio Braga
Colaboradores
Zero Hora
Correio do Povo
Diário Popular
O Globo
Gazeta Esportiva
Clima Tempo
Weather Channel
UFPel
Tempo Agora
Banco do Brasil
Banrisul
Bradesco
Caixa Federal
Santander
Secretaria Fazenda RS
Receita Federal
Proc. Geral da União
TRT
TRE
INSS
Detran-RS
Consulta CEP
Lista Telefônica
 
 

TACIANO PINTO MARTINO
Conterrâneo que viveu para Servir

Cidadão de grande presença na comunidade santa-vitoriense, TACIANO PINTO MARTINO, veio de uma família tradicional, cujo pai, Ovídeo, participou em nosso meio como empresário e ficou conhecido como grande entusiasta do cinema de casas de espetáculos, sendo seu, próprio o vetusto Cine Ideal-Vitória localizado na rua Conde de Porto Alegre, onde hoje está a residência de Mario Anselmi, ao lado da Loja Acácia Vitoriense e que foi destruído por um incêndio.
Sua mãe, Dona Virginia, deu-lhe como irmãos, Emigdio, Francisco, Arnaldo e a moça Clara. Com exceção da última todos seguiram a profissão como auto-ditadas, fora o Chico, formado na Faculdade de Farmácia de Porto Alegre.
Desde cedo, Taciano Pinto Martino dedicou-se as mais diversas atividades, sendo o trabalho, uma meta que todos deveriam seguir, pois o genitor faleceu muito cedo e lançaram-se à luta.
Atuaram, principalmente na área da Saúde, pois, possuíam ligações com grandes mestres e partindo de baixo, fazendo os mais simples serviços dentro das farmácias, a começar como simples “lavadores de vidros”, atividade que era fundamental dentro dos negócios citados, já que os remédios, em sua grande maioria, eram fabricados aqui.
Taciano teve como instrutores, mas sobretudo, orientadores, os destacados Francisco Palestina e Justino Amonte Anacker e que pela influência dos mesmos, foi praticar na capital do Estado para transformar-se bioquímico, profissão que seguiu até morrer.
Teve um grande hiato em sua vida quando em 1932, soldado do exercito nacional, participou da luta na revolução de 1932 que o levou até os campos de batalha em São Paulo e Mato Grosso.
Voltando ao pagos, finda esta triste querela entre irmãos brasileiros, começou a destacar-se, não só no ramo da ciência que agora ganhava grandes proporções, mas, também, participou da vida cotidiana como político, e depois da re-democratização em 1945, fez parte as hostes do Partido Social Democrático Brasileiro, onde elegeu-se vereador de nosso município.
Como esportistas obteve destaque no esporte das rédeas, sendo figura importante no Jockey Club e na atividade futebolísticas, participou como atleta, goleiro e dirigente do Grêmio Esportivo Brasil.
As grandes contribuições de Taciano, foi no setor de análises, trabalhando no Posto de Saúde, o utilíssimo Posto de Higiene, como era chamado antigamente esse grande centro de controle de nossas enfermidades.
Ai, começou o contato com aquele que viria ser o seu grande ídolo, que foi o médico Francisco Osvaldo Anselmi, o maior diretor desse estabelecimento. Também teve oportunidade de atuar ao lado de figuras que representavam um grande momento dentro da saúde de nossa terra como as irmãs Redin, Lígia Petruzzi, Propício, Hamilton Tompson, Jair, Leonel e tantos outros, inclusive finalmente, sob a orientação do então jovem esculápio, recém chegado nestas bandas, Luis Carlos Scherer e tantos outros.
No final de sua profícua gestão, participou juntamente com dois jovens especialistas na área da ciência em que atuava, a conterrânea Maria do Carmo Mendonça Rodrigues, casada com seu colega Heron Garibotti fundando uma clínica cujo nome sugestivo vinha perpetuar essa figura já citada “Laboratório Osvaldo Anselmi – Análises Clínicas”.
A paixão ou melhor, devoção por seu trabalho, principalmente no Posto de Saúde, era tão grande que, quando das grandes dificuldades de acomodação do mesmo, que vivia perambulando por casas alugadas, de seu bolso, construiu uma residência na rua Saldanha Marinho para que ali fosse instalado tão importante local e que só deixou-o quando da construção definitiva de um prédio altamente confortável na Barão do Rio Branco.
Mas, a grande referência de Taciano Pinto Martino, foi a sua participação na benemerência que fazia junto aos mais necessitados, amigos, conhecidos ou pobres que vinham solicitar ajuda e já aposentado, recebeu da Câmara Municipal de Vereadores, o título do qual muito se orgulhava, de Conterrâneo Emérito, sob os aplausos e consenso de comunidade que tanto serviu.
Casado com a senhora Dináh Pereira, faleceu em Porto Alegre, estando seus restos descansando lá a espera de um translado junto com sua esposa, para estas plagas meridionais, onde poderá estar em solo que tanto atuou e serviu.
Taciano Pinto Martino foi um santa-vitoriense perpetuado numa rua desta cidade e acima de tudo, nos corações de todos aqueles que viveram ao seu lado, tendo-o como paradigma de dedicação e amor pelo próximo.
Foi ele, um exemplo que jamais deveremos esquecer e prantear para o orgulho de todos que habitamos estas terras do sul.

Garibotti
Moderníssimos equipamentos do laboratório (Foto de Heron e Maria do Carmo)
Aparelho antigo onde trabalhava Taciano (Fotos de Heron e Maria Carmo)
Laboratrio moderno - Maria do Carmo
Taciano Pinto Martino – ( Foto Ligia Petruzzi)

 

Homero Suaya Vasques Rodrigues
homero@planetsul.com.br