Quem somos
Coberturas
Notícias
Revista
Entrevistas
Enquetes
Arquivo
José Golgerci
Políbio Braga
Colaboradores
Zero Hora
Correio do Povo
Diário Popular
O Globo
Gazeta Esportiva
Clima Tempo
Weather Channel
UFPel
Tempo Agora
Banco do Brasil
Banrisul
Bradesco
Caixa Federal
Santander
Secretaria Fazenda RS
Receita Federal
Proc. Geral da União
TRT
TRE
INSS
Detran-RS
Consulta CEP
Lista Telefônica
 
 

GINÁSIO DE SANTA VITÓRIA
SUA TRAJETÓRIA ESPORTIVA EM NOSSA SOCIEDADE

No início dos anos 50 nosso município apresentava como esporte base o futebol. As demais modalidades, como ping-pong, basquete, vôlei e atletismo não representavam muito destaque, por isso, o bola-pé e as corridas de cavalos eram as mais procuradas práticas esportivas em nosso meio.
Com o surgimento do Ginásio e tendo este uma cadeira regular de Educação Física, brilhantemente ministrada pela professora Gilca Calvete Estrela, começou nossa comunidade a se interessar mais por atividade que não as já citadas. Mesmo assim, a ginástica nos dias de aula no campo de E.C. Rio Branco era uma novidade que atraia a juventude estudiosa para comparecer naquele local, para apreciar o desenvolvimento dos estudantes, principalmente das moças, tão graciosas a bonitas.
O Ginásio de Santa Vitória começou a arregimentar alunos que tivessem inclinações para a manifestação das atividades físicas mas, o futebol e o vôlei pontificaram entre eles e tendo a frente o já citado em crônica anterior, Osvaldo Martino, o querido Osvaldinho.
Surgiram, por essa razão os times de futebol e vôlei masculino e feminino. A turma escolheu duas pessoas muito ligadas à escola, que eram Walterlo Camejo, pai de dois cracks do momento e de Pedro Costa, o Pedrinho da Renner, que vislumbravam no esporte, uma maneira de arregimentar jovens para seguirem nos estudos.
Estes dois senhores começaram a preparar os interessados para formarem times que viriam marcar época, tanto aqui, como no Uruguai, principalmente Chuí, Castilhos e Rocha e ainda Jaguarão. Foram confeccionadas as camisetas com as cores azul e branca, como as fotos demonstram e dirigidos por eles, começaram uma trajetória que marcaria definitivamente e a vida desportiva no extremo sul.
Durante as férias de julho e no mês de Dezembro, com a chegada dos “estudantes de fora”, jovens conterrâneos que estudavam em Rio Grande, Pelotas, Porto Alegre e outras localidades, que pertenciam ao Grêmio dos Estudantes Santa-Vitorienses, aconteciam grandes festividades nos campos de nossa cidade, tendo como destaque a força no futebol e vôlei dos ginasianos daqui e no basquete, os dos que iam estudar “pra dentro”.
A cidade toda se mobilizava para assistir os embates que contava, por parte dos mergulhões, com jogadores do porte de Nelsito, Fonso, Valnei, Osvaldinho, Holmis e tantos outros que já participaram das equipes de cima, como a dos tricolores e verde-negros e por parte dos alienígenas, jogadores de grande categoria, profissionais alguns, como, Ápes, Duartinho e tantos outros.
Eram momentos inesquecíveis naquele período tão gostoso para uma sociedade isolada como era a nossa naquele então.
Mas o grande momento foi quando, por primeira vez, o Ginásio de Santa Vitória deslocou-se para Jaguarão e numa confraternização de 4 dias fez “bonito papel”, como se dizia antigamente.
Sob o comando do professor Raimundo Martins Ribeiro, tendo como acompanhantes mães de alunas e amigos do educandário, partiram num iate e fizeram a travessia que durou uma eternidade, saindo do nosso porto ao alvorecer para chegar na cidade do outro da lagoa Mirim, altas horas da noite.
A recepção da comitiva sulina por parte dos jaguarenses e principalmente do Ginásio do Instituto Porto Alegre, o IPA, que naquela cidade possuía uma filial, foi maravilhosa, porque além dos embates esportivos, a confraternização social com bailes foram muitas e que ainda fazem parte do ideário de todos os que formaram aquela caravana.
As moças da esquadra de vôlei não tiveram sucesso como jogadoras, mas encantaram a turma de lá por sua graça e beleza, deixando muitos corações daquela gente estudantil, a palpitar por muito tempo. A esquadra de vôlei masculina venceu galhardamente os ipaenses, mas o grande feito foi com o quadro de futebol que derrotou os donos da casa pelo escore de 2 x 1 e mostrou o valor da nossa gente.
A viagem de volta foi também demorada, mas com a consciência do dever cumprido e nessa idade adolescentes onde retumbam mais os feitos vitoriosos, fez com que esta escola ginasial mostrasse o seu valor e os estudantes afirmaram o seu trabalho e amor as cousas de Santa Vitória do Palmar, nas cores, azul e brancas do Ginásio tão querido.

 

Quadro do vôlei feminino formado por: da esq. para a dir. Terezinha Naparo, Iara Marzulo, Nilza Moreno, Alda Silva, Elba Lima e agachada Ema Pinto (grafadas com os nomes de solteiras). (do acervo de Iara e Alda)
Formação masculina de vôlei: da esq. para a dir. Osvaldino, João Francisco, Homero, Mario Maragalhoni. Agachados Holmis Camejo, Nelsito e Jurandir. (foto do autor)
O mesmo grupo acompanhado pelas jogadoras do IPA de Jaguarão. (do acervo de Iara e Alda)
Esquadrão do futebol em pé da esq. para a dir.: Og e Homero (reservas), Nelcito, Socialino, Oldemar, madrinha Jaguarense, Aldinha, madrinha santa-vitoriense, Fonso, Wolsei, Aparício e Chico Rota. Agachados: Fernando, Valnai, Holmis, Osvaldinho e Mario. (Foto da coleção de Mário)

 

Homero Suaya Vasques Rodrigues
homero@planetsul.com.br