Quem somos
Coberturas
Notícias
Revista
Entrevistas
Enquetes
Arquivo
José Golgerci
Políbio Braga
Colaboradores
Zero Hora
Correio do Povo
Diário Popular
O Globo
Gazeta Esportiva
Clima Tempo
Weather Channel
UFPel
Tempo Agora
Banco do Brasil
Banrisul
Bradesco
Caixa Federal
Santander
Secretaria Fazenda RS
Receita Federal
Proc. Geral da União
TRT
TRE
INSS
Detran-RS
Consulta CEP
Lista Telefônica
 
 

A PRESSÃO DA DITADURA DE GETÚLIO VARGAS – ESTADO NOVO

O SALVO CONDUTO

Um dos mais importantes direitos que o indivíduo, perante o Estado, conseguiu, ao longo de sua evolução política, que conhecemos como Democracia, onde os governos devem ser estabelecidos para beneficiar o cidadão, foi a sagrada condição de “IR E VIR”, que as primeiras cartas populares, desde a Revolução Francesa e a Magna Carta inglesa destacaram para a melhoria de todos. Quando as ditaduras republicanas se estabeleceram, principalmente na América Latina, a primeira providência foi prender, serviciar e matar o elemento constestador do novo regime que sempre chegava como “salvação pública” e que terminava, como uma desgraça política, econômica, mas, principalmente social.
Indivíduos de mais conceituada representação no meio, aproveitando os rigores do regime, se transformavam e o que é pior, continuavam, sendo verdadeiros algozes de seus semelhantes e muitos, viravam monstros, fazendo-se passar por ínclitos membros de uma sociedade que estava à beira da destruição e que com a nova ordem, tudo iria entrar nos trilhos. Eram chefes de famílias, homens austeros, com rosários entre os dedos e muitos, de uma profissão de fé religiosa e conduta ilibada e quando o terror terminava, as grandes maselas do absolutismo mostravam suas faces, eles continuavam, como se nada tivesse acontecido e para o cúmulo da desfasatez, passavam a integrar as novas correntes vencedoras e uniam-se aos antigos desafetos.
As ditaduras tem disso e muito mais! Só quem sentiu na carne esses momentos, pode aquilatar a dura realidade e torcer para que nunca mais aconteçam em nossa Pátria.
Entre tantos horrores do famigerado período encontramos o SALVO CONDUTO, documento expedido pela polícia estadual nos respectivos municípios que fazia com que alguns cidadãos, maiores ou menores de idade, tivessem a obrigação de adquirí-lo no órgão de repressão local e apresentá-lo, por onde tivesse um posto da chamada “segurança”. Chegado ao seu destino, o inditoso portador, além dos incômodos e vexames sofridos no caminho, dirigia-se, como um malfeitor qualquer, ao posto de destino da viagem e deveria mostrá-lo e lá, com um sem número de carimbos e assinaturas dos chefes policiais, ficava à mercê do documento para estar por tempo determinado pelo referido passe, na localidade onde havia chegado e na volta, tudo deveria ser novamente feito no ponto de partida.
Santa Vitória do Palmar, município formador da organização nacional, não poderia ficar fora de tão humilhante procedimento e cada vez que um concidadão não afinado com o regime desejasse deslocar-se para outro ponto do pais ou do estrangeiro, ficava à disposição dos ofícios repressores diante dos olhos da terrível ditadura.
Aqui vai um exemplo de como acontecia esse triste procedimento, já que deveríamos prestar contas de nossas andanças pelos caminhos do Brasil ou além fronteira, sempre cuidando-nos para termos uma conduta conforme os parâmetros das autoridades que haviam usurpado o poder na nação. Triste realidade que, aliás, nunca foi uma especialidade de nossa terra, mas também de nossos companheiros do continente sul-americano, Alemanha nazista, União Soviética comunista, sem reportar-nos aos odiosos rigores da Ásia e África, que até agora persistem, infelicitando muita gente. Só a Lei é que pode ditar regras e ela é feita através da vontade do POVO que é soberano e cuja difinição clássica traduz que é “o habitante do Estado”, e ainda mais, ele é que estabelece a sua maneira de viver.
Eis o SALVO CONDUTO de um jovem, menor de idade, nos anos entre 1938 a 40, conhecido de todos, JUVENAL DAVI BARENHO, que posteriormente, por muito tempo, esteve em contato com a juventude de nossa terra, praticando seu trabalho junto ao Colégio Estadual de Santa Vitória do Palmar, como Inspetor de alunos e que não teve manchas a carregar em sua carreira profissional. Em 1938 esse odioso recurso do SALVO CONDUTO que foi assinado pelo delegado nomeado pela ditadura do Estado Novo cap. José Cota de Mello e em outra oportunidade por Caruso Longo. O primeiro, era filho desta terra e o segundo, por aqui viveu e formou família com uma moça da cidade.
Este é um documento que transcrevo para lembrar as grandes dificuldades que passamos quando enfrentamos um período discricionário e que grandes desgraças aconteceram em nossa volta! É um pedaço de nossa história que vivemos nos horrorosos dias do Estado Novo, quando para procedermos um deslocamento, deveríamos prestar contas às autoridades constituídas pela situação ilegal e cujo documento disciplinador de nossas atividades era o famigerado SALVO CONDUTO, que prevaleceu nos anos de 1937 a 1945.
Felizmente isto já passou, como em época posterior, quando tivemos o golpe de 1º de abril de 1964.
Torçamos para que estes fatos não se repitam mais em nossa terra brasileira para a harmonia e respeito de todos.

 

 


Homero Suaya Vasques Rodrigues
homero@planetsul.com.br