Quem somos
Coberturas
Notícias
Revista
Entrevistas
Enquetes
Arquivo
José Golgerci
Políbio Braga
Colaboradores
Zero Hora
Correio do Povo
Diário Popular
O Globo
Gazeta Esportiva
Clima Tempo
Weather Channel
UFPel
Tempo Agora
Banco do Brasil
Banrisul
Bradesco
Caixa Federal
Santander
Secretaria Fazenda RS
Receita Federal
Proc. Geral da União
TRT
TRE
INSS
Detran-RS
Consulta CEP
Lista Telefônica
 
 

Tancredo Fernandes de Melo – O Historiador Maior


Nosso município sempre foi pródigo em abrigar gente que veio para diversas funções, mesmo algumas não muito bem esclarecidas, mas que, devido a nossa geografia isolada, serviu primeiro, para integrar pessoas ou ocultá-las, transformando-as em verdadeiros amigos desta terra, sendo que a maioria jamais saiu daqui, deixando –se ficar como restos de história.
Tancredo Fernandes de Melo, militar e engenheiro, chegou nestas plagas, a fim de executar um trabalho na conhecida demarcação da “Carta Geográfica”, mapeamento que o governo imperial e seguido do republicano, começaram a proporcionar para a ciência de nosso país, tornando-o mais conhecido e cientificamente, mais desenvolvido. A Geografia sempre esteve presente na evolução da humanidade, sendo uma matéria para complementar a História, inseparáveis no seu trato e execução.
O cel.Tancredo aportou aqui nos fins do século XLX e passou a transformar a comunidade em que viveu por largos anos, primeiro, no trabalho feito que ainda restam exemplos de seu labor em alguns marcos geodésicos que encontramos em diferentes pontos do município. Mimetizou-se na sociedade que o acolheu, já que ele era oriundo do Ceará, longínquo e diferente destes verdes campos palmarinos e mais, agarrou-se à esta terra, quando contraiu matrimônio com Celeste Glória de Azambuja Pinto, Filha de Antônio Teixeira Pinto, português e de da. Josefa Moraes de Oliveira, conhecida professora daquele tempo e que seus pósteros, num eivo de gratidão deram, o nome de uma rua de nossa cidade com o apelido que era tão popular, no transcurso de seu trabalho de mestra a professora Josefina.
Tancredo Fernandes de Melo sempre preocupado com o desenvolvimento de nosso progresso e junto com o agrimensor Jaime Antônio Ros, outro estrangeiro, lutou para que o desenvolvimento do plantio de eucaliptos fosse uma realidade e no aspecto cultural foi o grande incentivador e por que não, o fundador da Biblioteca Pública Municipal, que hoje, merecidamente, leva seu nome.
E o figurante ilustre transformou-se em nosso Historiador Maior, já que em 1901 escreveu uma monografia chamada “O Município de Santa Vitória do Palmar”, obra que foi premiada na Exposição Estadual do Rio Grande do Sul, dando-se a esta a Menção Honrosa, chegando ao prelo em 1911 e que abarcando quase todos os setores da vida santa-vitoriense, fez com que a obra servisse de base segura para todos os trabalhos históricos que sobre nós foram escritos e as que vierem a sê-lo.
Tancredo Fernandes de Melo transferiu-se, por motivos profissionais para a capital gaúcha e lá desenvolveu o seu labor de escritor, deixando-nos outra realização importante que foi “Os primeiros jornais do Rio Grande do Sul e mais, varias intervepções em Almanaques Culturais, tão em moda naquele tempo e também na Revista do Instituto Histórico do Rio Grande do Sul.
Daqui partiu e fica entre nós uma réstea de luz que jamais será extinta, porque suas memórias serão eternas enquanto existir um Mergulhão em qualquer parte do mundo.
Tancredo Fernandes de Melo faleceu tragicamente e de maneira obscura, na cidade de Belém, no Pará, longe da terra onde tanto criou a cultura e integrou-se à família santa-vitoriense.
Infelizmente nada se sabe do que ficou, após a sua morte, mesmo de parentes e principalmente do “seu arquivo particular”, que hoje, seria de tanto proveito.
O militar, engenheiro, mas, sobretudo, do historiador, que soube captar a inteligência e principalmente a alma desta gente, será sempre pranteado nos meios culturais desta terra e como dizia meu falecido pai, quando eu, estudante, desejava saber algo de nossa história, nas mais variadas gamas, nela propriamente dita, mas a sociedade , o esporte, cultura, famílias, botânica, zoologia etc., ao invés de responder-me prontamente, como era seu feitio, de uma maneira que serviu-me até hoje para o meu desenvolvimento intelectual, indicava-me o já velho e usado livro e dizia: “vai no Tancredo que o encontrarás”!
E o que muito mais importante, hoje sempre que procura informação, ela esta lá:


Livro original O município de Santa Vitória do Palmar de Tancredo Fernandes de Melo

Tancredo Fernandes de Melo
Resposta de Semanas: Jogo nos primeiros era a expressão usada por todo o atleta que era promovido dos segundos quadros para o de primeira e por isso a maneira era dita com um grande motivo de orgulho. Esta é uma colaboração do pesquisador Rubens Carrasco.

 




 

 

 


Homero Suaya Vasques Rodrigues
homero@planetsul.com.br