Quem somos
Coberturas
Notícias
Revista
Entrevistas
Enquetes
Arquivo
José Golgerci
Políbio Braga
Colaboradores
Zero Hora
Correio do Povo
Diário Popular
O Globo
Gazeta Esportiva
Clima Tempo
Weather Channel
UFPel
Tempo Agora
Banco do Brasil
Banrisul
Bradesco
Caixa Federal
Santander
Secretaria Fazenda RS
Receita Federal
Proc. Geral da União
TRT
TRE
INSS
Detran-RS
Consulta CEP
Lista Telefônica
 
 

BARRA DO CHUÍ
Das Barrancas um casal espreita o Mar -
Armando e Mimosa

O balneário da Barra do Chuí localiza-se no extremo meridional da costa brasileira. Ele está inserido na depressão histórica pronunciada em todo o território nacional e que é um marco da geografia e da civilização santa-vitoriense: Do Oiapoque ao Chuí!
Juntamente como Torres, ao norte, ele se difere da topografia costeira, com uma imensidão de areia. Aquele, como o rio Mampituba e o nosso rincão, cortado pelo arroio Chuí, fonte viva do passado de conquistas e ocupação.
Desde o naufrágio de Martim Afonso de Souza ficamos conhecidos na literatura mundial, através do Diário de Bordo de Pero Lopes de Souza, irmão ao fidalgo português, fundador do nosso primeiro núcleo populacional, que foi a Vila de São Vicente, em São Paulo.
Posteriormente esse promontório de “arenito”, as conhecidas Barrancas da Barra do Arroio Chuí, local de passagens e limites diplomáticos entre Espanha, ao sul e Portugal (Brasil), ao norte, serviu de base para o tratado entre a nova republica aparecida em 1828, o Uruguai com o Brasil.
Já nos extertores do século XIX, com Joca Documento recebendo a “Caravana Aquática”, grupo da elite econômica desta terra, que para fugir de um surto de uma epidemia, talvez o tifo, foi acampar à beira mar, surgindo o ponto de recreio mais ao sul da Pátria.
Esta povoação logo transformou-se num local de encontro de uma sociedade fronteiriça que a procurava nos períodos estivais para sua recreação, fugindo do calor e das doenças. Foi a Barra, como é conhecida carinhosamente, refugio de muitos veranistas dos locais citados e de municípios do entrono da Mirim, mais Pelotas e outros grandes cidades gaúchas, desde o início dos anos 90.
Sempre foi pujante, sendo a primeira a receber os benefícios do progresso, como estrada vencendo as areias, já que era a porta de saída de nossas terras, via rodoviária, pela costa na era dos veículos motorizados para, chegando a Rio Grande, ligasse ao nosso país. Teve os primeiros hotéis da zona costeira, iluminação e sempre fiéis veranistas, rivalizando-se com os do Hermenegildo, distante dela por 13 Kms para o norte da costa.
Quando no início dos anos 60 começaram a ser fundadas as “Sociedades Amigos” das localidades, após a da Estação Hermenegildense, criando-se a Sociedade Amigos da Praia da Barra do Chuí, um grupo de abnegados veranistas colocou-se a frente da entidade e passou a lutar para o desenvolvimento da zona.
Dessa plêiade de cidadãos destacou-se um que durante esse período até a sua morte, dedicou-se a lutar pelas melhorias de sua praia.
Armando Devildes, homem dinâmico, bancário, estancieiro, mas, sobretudo, líder da comunidade onde nasceu, seja nos serviços sociais, no esporte, na construção de novas entidades, como a Cooperativa Telefônica Vitoriense, onde foi diretor, sob a presidência profícua de Carlos Alcy Cardoso, Santa Casa, Clubes recreativos e tantos outros seguimentos, formados para o desenvolvimento desta comunidade.
Casado com a professora “Mimosa Rotta”, dona Matilde, grande companheira dessa empreitada em prol do desenvolvimento e do progresso, foi ele, o marco na luta para que a sua Barra do Chuí tivesse a expressão que citamos acima.
Morando quase junto as barrancas de arenito já citadas, era comum vê-lo ao lado da eterna companheira, assistindo o mar ao longe bramindo ou encantando-se com o pequeno, mas bucólico arroiozinho que passava em todas, a extensão do promontório saindo, desde o limite com os orientais, e muitas vezes, indo atirar-se às águas do Atlântico, passando o Balneário Alvorada, reduto hoje, de quase a totalidade de imigrantes moradores de nosso vizinho do sul.
Até seus últimos dias, Armando Devildes, praticou a sagrada função, para ele, que era lutar pela estação balneária, junto com a querida esposa, sempre pensando numa ação melhor que viesse provocar a melhoria ambiental para o benefício de todos.
Assim foi Armando Devildes, que ao lado de Mimosa Rotta pensou grande num futuro para a localidade, embora, agora não veja mais o riachinho das Tartarugas ou dos Xueús, passar na frente de seus olhos, pois, a sanha terrorista de uma ditadura feroz, acabou com a beleza das águas cruzando o casario, onde uma ponte provisória levava ao mar.
Mas todo esse desastre ganancioso, o maior acontecido em nossa terra, não servirá para desencantar as belezas das barrancas onde o conterrâneo Armando e a professorinha Mimosa, sonharam ao luar do plenilúnio ou na escuridão soturna, assistindo o Cruzeiro do Sul marcar definitivamente as fronteiras sulinas desta grande terra.

 

Armado Devildes e Mimosa Rotta (foto do arquivo da família)
 
Ponte da Barra sobre o Arroio.
As Barrancas com o arroio passando junto dela e a pontezinha construída no verão. (Cortesia da família Arrida e Foto Collor de Sergio Oliveira).

Homero Suaya Vasques Rodrigues
homero@planetsul.com.br