Quem somos
Coberturas
Notícias
Revista
Entrevistas
Enquetes
Arquivo
José Golgerci
Políbio Braga
Colaboradores
Zero Hora
Correio do Povo
Diário Popular
O Globo
Gazeta Esportiva
Clima Tempo
Weather Channel
UFPel
Tempo Agora
Banco do Brasil
Banrisul
Bradesco
Caixa Federal
Santander
Secretaria Fazenda RS
Receita Federal
Proc. Geral da União
TRT
TRE
INSS
Detran-RS
Consulta CEP
Lista Telefônica
 
 

1941- GRANDE EVENTO CULTURAL DO EXTREMO SUL
A CRIAÇÃO DO GRUPO ESCOLAR Mal. SOARES DE ANDRÉA

 

Em pleno Estado Novo, nosso município viu-se aquinhoado pelo governo do Estado, com uma das mais importantes obras realizadas nestas latitudes da, então Vila do Chuí, o grupo escolar Mal. Soares de Andréa, que viria a ser o farol que iluminaria, até estes dias, a vida cultural e o desenvolvimento do saber de nossa gente fronteiriça.
Esta instituição estadual de ensino, foi uma demonstração do empenho das autoridades, recebendo os anseios dos habitantes do lugar e de toda a gente santa-vitoriense, para que a instrução e o desenvolvimento intelectual, se fizessem sentir, em tão importante área do pais.
Este lado da fronteira sempre esteve ofuscado pela pujante ação social e de estudos dos uruguaios que, pela proximidade com cidades como Castilhos, Rocha e principalmente Montevidéu, atraia jovens conterrâneos para freqüentarem as salas de aula dos centros de ensino primário, secundário e também nas faculdades tão afamadas .Daí, veio um domínio agudo da influência na mentalidade de nossa gente formada pela língua, história e a vida platina, principalmente, a do cinema, rádio e desporto. A isso, contribuiu, também, a facilidade que tínhamos de chegar a esses centros. Éramos um misto de brasileiros, por nacionalidade, com mentes do outro lado.
Com a criação de tão esperado estabelecimento de origem gaúcha, a cultura dos habitantes começou a modificar-se e no momento em que as comunicações melhoraram, na ligação por vias de transportes e com o advento de nossas maiores emissoras radiofônicas, em especiais, da televisão, essa desigualdade começou a diminuir e no momento, devido à força do novo município, a presença verde-amarela foi sendo solidificada para o agradado de todos deste lado.
Com a presença do Interventor Federal Gal Ernesto Dormeles foi criado o GRUPO ESCOLAR Mal. Soares de Andréa, encampando a escola municipal isolada, que era ministrada com grande eficiência por uma nossa especial professora DELÍCIA RAMIS, através do decreto n°259 de 17 de maio de 1941. O mesmo, assim se referia, para a execução de tão importante entidade educacional:
O Interventor Federal decreta:
Art.1 – Fica incorporada ao Grupo Escolar de Chuí, no município de Santa Vitória do Palmar, a escola isolada da mesma localidade, regida pela professora contratada, classe A, DELÍCIA RAMIS acompanhada pela também professora, sua irmâ Maria Râmis.
Art.2 revogam-se as disposições em contraria. Palácio do governo, em Porto Alegre 17 d maio de 1941.
ass.O. Cordeiro de Farias- interventor
ass. J.P. Coelho de Souza. Secretario da educação
Mais tarde a escola foi instalada no prédio próprio localizado na av. Uruguay, com a presença do Interventor da época gal. Ernesto Dorneles, mais autoridades brasileiras, o prefeito Eng. Guilherme Castro e ministros do pais vizinho, em 1944, tendo como diretora a professora JULIA DIFINS KI.
Complementando a caminhada desse grande centro educacional nesta parte austral do Brasil em 16-9-1975, o Secretario de educação do Estado do Rio Grande do Sul, designa o Coordenador da Unidade de Serviços Gerais, Flavio José Bertoletti, a Delegada de 19º Delegacia de Educação, sediada em Rio Grande, JULIA NAHUYS COELHO e a Diretora da Escola Fundamental Ma. Soares de Andréa, NEUSA GRANERO FARIAS, para receberem o novo edifício concluído e pronto ao seu funcionamento.
Hoje, este exemplar estabelecimento público estadual, foi acrescido do curso de 2º Grau, preparando os educando da região de ambos lados da linha divisória, para o ingresso nas universidades brasileiras.
Esta é a Escola símbolo de evolução de uma terra que também se orgulha de haver saído de nosso município, que agora comemora seus 150 anos de evolução sempre sonhando com caminhos mais altos em prol de um mundo maior, que somente é proporcionado pela EDUCAÇÃO.




 
Profª. Delícia Ramis acompanhado da irmã Maria Ramis também professora na escola isolada
 
Neusa Granero Farias diretora do Mal. Soares Andréa numa festa de formatura. (foto cedida pelo MVA)
OLocal de funcionamento do Mal. Soares Andréa - Gentileza de Francisco Douglas Alves Nunes - Diretor da Escola



 


Homero Suaya Vasques Rodrigues
homero@planetsul.com.br