Quem somos
Coberturas
Notícias
Revista
Entrevistas
Enquetes
Arquivo
José Golgerci
Políbio Braga
Colaboradores
Zero Hora
Correio do Povo
Diário Popular
O Globo
Gazeta Esportiva
Clima Tempo
Weather Channel
UFPel
Tempo Agora
Banco do Brasil
Banrisul
Bradesco
Caixa Federal
Santander
Secretaria Fazenda RS
Receita Federal
Proc. Geral da União
TRT
TRE
INSS
Detran-RS
Consulta CEP
Lista Telefônica
 
 

Banco da Província – O segundo estabelecimento bancário em terras santa-vitorienses

A primeira casa de crédito instalada na cidade foi o Banco Pelotense, inaugurado em 1912 e que deu grande impulso à economia desta gente, mas o segundo complexo creditício, foi fundado em 19 de Setembro de 1921, o Banco da Província que passou a funcionar à rua Barão do Triunfo nº 34, ao lado do sobrado de Vitor Joaquim Torino, para depois, ter às suas instalações, onde hoje está o banco Santander, que chegou aqui, na compra dos sucessores, Sul Brasileiro e Meridional.
Localizado na rua Conde de Porto Alegre, esquina 7 de Setembro, no cruzamento onde estavam a Casa Anselmi, de um lado, o Açougue Modelo, com sua Fábrica de Gelo, noutro e se posicionando na face norte, o Hotel Sul América. Todos os prédios citados ai estão com sua fachada, atestando aquele momento e que o progresso inconseqüente, ainda não os deformou. Preservar é preciso!
Num ápage concorrido, às dez horas, presentes as autoridades municipais, estaduais, federais, mais uma gama da elite da zona, especialmente convidada, falou o representante do Banco da Província que veio até aqui para dar o início às atividades comerciais do estabelecimento. Encerrou o ato de saudações, o bel. Manuel Vicente do Amaral, prefeito municipal, em brilhante alocução, já que era um dos maiores oradores do país. Em continuidade, usaram da palavra os bel. Almeida Peres, F. da Costa Jr. e José Soares de Azambuja.
A partir daquela manhã de Setembro de 1921, sob a gerência do sr. Hugo de Oliveira Vasques, dava início suas atividades tão importantes, esta casa que foi um marco na economia de nosso município, principalmente, sendo o local onde a pecuária em expansão, viria a forjar o seu progresso e o desenvolvimento.
Como já foi dito, o Banco da Província, trouxe uma nova era de prosperidade comercial e mais do que isso, fincou na parte central da cidade, um prédio imponente, que ainda hoje, serve como ponto de referência entre as construções que viriam a caracterizar esta aldeia florescente, cravada nos últimos rincões sulinos da Pátria Brasileira.

Banco da Província, atual Santander.

 

Pergunta da Semana: O quê era a Barra Preta, por que levava esse nome e onde se localizava?

 


Homero Suaya Vasques Rodrigues
homero@planetsul.com.br