Quem somos
Coberturas
Notícias
Revista
Entrevistas
Enquetes
Arquivo
José Golgerci
Políbio Braga
Colaboradores
Zero Hora
Correio do Povo
Diário Popular
O Globo
Gazeta Esportiva
Clima Tempo
Weather Channel
UFPel
Tempo Agora
Banco do Brasil
Banrisul
Bradesco
Caixa Federal
Santander
Secretaria Fazenda RS
Receita Federal
Proc. Geral da União
TRT
TRE
INSS
Detran-RS
Consulta CEP
Lista Telefônica
 
 

Os Automóveis Viajando Pela Praia – 1º Coletivo

A conquista das viagens por transporte motorizado, começa com um automóvel HUMBER, que infelizmente não possuímos foto da época, mas que singrou a costa, desde o Cassino até nossa cidade, no entanto, já um ano depois desse feito, estava em projeto, uma linha regular de carros a motor que viria a ser, junto com as deligências, pelo interior saindo na Quinta, por água, na Mirim, com conexão com os portos do estado, chegando à Porto Alegre, o contato coletivo de pessoas que desejavam demandar a outras paragens, via rodoviária, mais rápida.
Na edição do Sul do Estado de 5 de fevereiro de 1912 uma noticia era estampada e que provocaria grande alvoroço na comunidade e em especial, fazendo antever um futuro próximo nas ligações distantes e difíceis. Era um grupo de empresários liderado pelo sr. Hilário Gomes, num automóvel HUPMOBIL, que sairia às 7 h. do balneário do Hermenegildo e numa viagens confortável, chegaria ao rio-grandino às 15 ou 16 h. mesma condução faria duas viagens popular Acampamento do extremo sul, às sextas. A mesma nota fazia um chamamento ao público usuário, para que desse um impulso à tão progressista iniciativa e que todos os que estivessem interessados em fazer o percurso, que procurassem na cidade, o sr. Manoel Moreira Rocha Guimarães.


No mesmo semanário depois, foi colocada outra nota, dizendo que o referido homem de negócios teria um encontro com o intendente (prefeito) municipal Manoel Vicente e juntamente com o cel. Augusto Álvaro de Carvalho, proporia a efetivação da falada linha pela costa com a ajuda do poder público.


Esta sociedade de transportes seria feita pelo referido automóvel e posteriormente por um ônibus que, ao contrário do primeiro, que levaria 5 pessoas, este o poderia conduzir número maior. O condutor do veículo, que na época era popularizado pelo nome francês de “chauffer”, o nosso atual motorista, era o mecânico sr. Clementino Agra.
Momento muito importante, mas não temos seqüência de noticias se essa linha teve continuidade, porque somente uma regular, foi instalada pelo sr. José Benito de Los Santos, fato que será motivo de outras crônicas neste espaço.
O primeiro carro que sulcou nosso território, foi um KNOX que veio da Rocha na ROU, depois um HUMBER, que transitou por nossa costa e finalmente, a incipiente linha de ônibus, através de um HUMPMOBIL e depois, da mesma marca, um coletivo que ligaria o Hermenegildo até o centro do pais.
Grandes proezas da gente que habita esta zona do Rio Grande do Sul.

 
     

 

 

Pergunta da Semana: Que família era conhecida por os TURUNGUENGAS e por que levava esse nome?

 


Homero Suaya Vasques Rodrigues
homero@planetsul.com.br