Quem somos
Coberturas
Notícias
Revista
Entrevistas
Enquetes
Arquivo
José Golgerci
Políbio Braga
Colaboradores
Zero Hora
Correio do Povo
Diário Popular
O Globo
Gazeta Esportiva
Clima Tempo
Weather Channel
UFPel
Tempo Agora
Banco do Brasil
Banrisul
Bradesco
Caixa Federal
Santander
Secretaria Fazenda RS
Receita Federal
Proc. Geral da União
TRT
TRE
INSS
Detran-RS
Consulta CEP
Lista Telefônica
 
 

A HISTÓRIA TORNA A REPETIR-SE - UM TURCO NO GOVERNO MUNICIPAL
Hassain Lima Pereira – Vice Prefeito

Antes da redemocratização do Brasil, com a queda de Getúlio Vargas, o comando executivo de Santa Vitória do Palmar, quase sempre estava nas mãos de grupos conservadores, que por índole, afeito às origens pecuárias, possuíam a admiração popular e mais do que isso, a capacidade econômica para enfrentar a chefia governamental, numa região onde os recursos eram grandes nas mãos de poucos, que quase nada deixavam nos cofres públicos.
As maiores lideranças, até então, fixavam-se nos estancieiros, detentores das riquezas guardadas à sete chaves, deixando-nos na penúria e por isso, carecíamos dos mais comuns benefícios, como farta energia elétrica, melhor telefonia, sem falar nas escolas de níveis maiores, como o ginásio e o cientifico e no mais angustiante problema, que era a comunicação constante com o resto do país.
Terminada a 2ª guerra mundial (1939-45), o ditador fora do poder, o mundo era outro e nós, nos rincões verde-amarelo, já não podíamos voltar ao domínio de antes.
A indústria estava chegando e uma nova classe de trabalhadores saia da esfera dos coronéis do campo e começava a inchar as nossas cidades, criando progresso, é bem verdade, mas deteriorando as comunidades urbanas, chegando assim a uma nova situação. A pobreza mudou de ambiente, mas, também, uma nova sociedade surgiu com outros direitos trabalhistas e mais necessidades legais.
Com a subida ao poder de João de Oliveira Rodrigues, jovem bacharel em Direito, futuro e promissor fazendeiro, a coligação PSD-PTB, instalava-se no governo e foi tão aceito o trabalho nesta nova perspectiva econômica-política, que a dobradinha à frente da administração municipal repetiu-se, agora com o médico Francisco Osvaldo Anselmi e o empresário, mais comerciante, Hassain Lima Pereira.
Pelo nome, dá-se a entender uma origem oriental, mas nos dois sobrenomes, Lima, Pereira, cogita-se uma paternidade ibérica, saída de Portugal ou Espanha.
No entanto, Hassain era filho de Omar Abbas, mascate “turco”, realmente, libanês, da cidade de Dumas, que por aqui se instalou com sua carroça, seus baús de mercadorias e a infatigável vontade de percorrer os ínvios caminhos de nossa terra, o conhecido Mário Martins. De Dona Otilia Lima recebeu o nome da península européia.
Hassain Lima Pereira jamais saiu de nossa cidade. Foi empregado no comércio de roupas de seu pai, aliás, destino dos mascates que depois de juntando dinheiro se estabeleciam nas ruas citadinas de Santa Vitória do Palmar ou Chuí.
A Loja Vitoriense, nome dado em gratidão à nova terra que abraçou o “turco” Mario, serviu de trampolin para que o jovem conterrâneo alçasse voos para a fase empresarial. Foi um dos fundadores do Bar Tabajara, diretor da Cooperativa de Arroz, ligado a industria do pão, juntamente com seu irmão, Mahamud, o queridíssimo Mudi.
Foi atuante na sociedade local, amante dos jogos das rédeas, do futebol, torcedor fanático do G. E. Brasil local e ainda, fazendo parte do Rotary Club, uma de suas grandes paixões, inculdada em seu filho o Engenheiro Mario Estrela Pereira.
Mas, foi a política que o destacou entre nós e como as casualidades sempre são impactantes, Hassain, de origem árabe, ocupou na sequência a cadeira de Vice-Prefeito Municipal, que antes havia sido dirigida pelo libanês, Ibrhain Boabaid.
Também, vereador e destaque em altos cargos na área comercial, sendo nas associações que demandavam daí.
Casado com a dama da voz da terra, Helena Estrela Pereira, conhecida, já nos seus mais de oitenta anos, como a Calhandra dos Palmares, trinar sonoro que encanta os ares palmarinos de nosso meio.
Dois filhos encantaram a vida do casal. Do engenheiro Mario já foi falado, tendo como sequência a professora Cristina que são figuras de proa em nossa atividade social.
Hassain Lima Pereira, filha do “turco” Mario e da Dª. Otilia, irmão do dentista-Professor Jamil, do Mudi, já referido, das moças Fifa e Mine, além, do agrônomo Ápis, que de um grande técnico em sua profissão, foi um dos maiores jogadores de futebol que tivemos, atuando nas poderosas equipes do E.C. Pelotas e do Grêmio Futebol Porto-Alegrense, ponteiro direito, vestindo a camisa imortalizada por Tesourinha.
O turco Hassain progressista e amigo de todos, fez da doutrina getulista a sua conduta voltada para ao progresso da sua terra, mas acima de tudo, figura inesquecível dentro da vida santa-vitoriense, correndo-lhe nas veias o sangue árabe, misturado com a seiva dos campos verdes do extremo sul da Pátria.
Hassain Lima Pereira, mais um turquinho que contribuiu com o nosso desenvolvimento local, lutou para a melhoria dos destinos sociais de nossa gente.
Com essa mistura de raças, mais um ponto positivo para o progresso deste, tão distante e querido rincão Extremo do Brasil.

Hassain Lima Pereira discursando num comício quando estava presente em campanha eleitoral Leonel de Moura Brizola (Foto da Família).

 

Homero Suaya Vasques Rodrigues
homero@planetsul.com.br